A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do delegado-geral adjunto, José Lopes, visitou, nessa terça-feira (16), a Divisão de Promoção Social (DPS), da PCES e foi recebido pela chefe da DPS e assistente social, Nisia Abreu.
Durante a visita, foram apresentados à equipe técnica do projeto, formada por psicólogas e assistentes sociais, as dependências da Divisão, os programas e projetos em vigência do DPS Itinerante, além dos acordos de cooperação técnica realizados com a Faculdade Multivix de Cariacica e com a Universidade de Vila Velha (UVV).
Também foi divulgada a elaboração da 9ª Edição do Programa de Reflexão para a Aposentadoria (PRA), prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, além das perspectivas e programação das ações para o ano de 2024.
Entre os principais programas, projetos e ações desenvolvidos pela Divisão de Promoção Social estão o Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA), o Projeto DPS Itinerante e o Projeto Fortalecimento dos Vínculos Familiares.
Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA) – o objetivo é promover a saúde por meio de ações de caráter educativo, informativo, além de trabalhar questões pertinentes à aposentadoria.
Projeto DPS Itinerante – Itinerante foi desenvolvido com o intuito de facilitar o acesso dos policiais civis ao serviço psicossocial oferecido pela DPS, visando a contribuir para uma maior qualidade de vida no trabalho.
Projeto Fortalecimento dos Vínculos Familiares – o objetivo é promover o fortalecimento das relações e vínculos familiares e sociais por meio da aproximação com a instituição.
Projeto Meu Parto – tem o intuito de oferecer serviço de assistência ao parto, nascimento e puerpério a gestantes policiais civis ou esposas de policiais.
Marketing DPS – tem o objetivo de divulgar os programas, projetos e ações da Divisão.
A Divisão de Promoção Social também disponibiliza o atendimento social e psicológico ao policial civil e ao dependente, com o objetivo de prestar atendimento e acolhimento psicossocial ao servidor e ao dependente direto, além de campanhas educativas e culturais, que incentivam o cuidado com a saúde.
Texto: Beatriz Paoliello