A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) abrilhantou o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado no último sábado (07), na Avenida Beira-Mar, em Vitória. O evento, que reuniu grande público, celebrou a Independência do Brasil e contou a participação das forças de segurança – Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBP), Polícia Penal, Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Guardas Municipais, entre outras.
Abrindo a participação da PCES, o Grupamento da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) desfilou a pé e com viaturas, seguido pela viatura do Agente Canino. Em seguida, os novos delegados de polícia marcaram presença em um grupamento a pé. Viaturas representando o Gabinete do Delegado Geral, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) também participaram do desfile, reforçando o papel das unidades especializadas na segurança pública.
O desfile da PCES incluiu ainda o Grupamento da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), ambas fundamentais na proteção de grupos vulneráveis.
O público presente apreciou, logo no início, a apresentação de duas aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Secretaria da Casa Militar, e uma aeronave da Marinha do Brasil, que fizeram um sobrevoo pela Baía de Vitória, levando as bandeiras do Espírito Santo e do Brasil. Na sequência, houve um desfile aquático com embarcações da Marinha, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Corpo de Bombeiros Militar e do Aquaviário.
Além da Polícia Civil e da Polícia Militar, desfilaram grupamentos formados por ex-combatentes das forças armadas, Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, 38° Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Secretaria de Estado de Justiça e Guardas Municipais.
O desfile também contou com a participação especial de um navio patrulha da Marinha, que celebrou o momento com uma “buzina” especial em direção às arquibancadas, animando os espectadores. Na pista da Beira-Mar, além do tradicional desfile militar, escolas locais cruzaram a avenida, trazendo cor e música para a celebração desta importante data cívica.
A participação da Polícia Civil do Espírito Santo reforçou o compromisso da instituição com a segurança pública e o bem-estar da sociedade, destacando a dedicação e o preparo dos seus profissionais em diferentes áreas de atuação.