A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recepcionou, na manhã desta segunda-feira (03), em seu auditório, em Vitória, mais uma turma de 60 advogados e advogadas que ingressaram em seu Programa de Residência Jurídica. Até esta sexta-feira (07), os novos residentes passarão por uma programação de palestras, treinamentos e aulas.
A primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira, no auditório da PGE, quando os residentes puderam ouvir quatro palestras. A primeira explanação apresentou o Programa de Residência, e foi ministrada pelo procurador Lucas Dadalto. Em seguida, o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos, Lívio Oliveira Ramalho, falou sobre a PGE e seu funcionamento.
Iniciando as atividades da tarde, os residentes participaram de palestras com o procurador-chefe da Procuradoria de Projetos Estratégicos, Péricles Ferreira de Almeida, explicando o funcionamento de sua setorial, e com a procuradora Juliana Paiva Faria, abordando a Administração Pública Estadual como um todo.
Na avaliação do procurador-geral do Estado, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga, o Programa de Residência Jurídica é um marco na Administração Pública Estadual. “Desde a sua implantação pela PGE, a Residência Jurídica tem sido um instrumento tão produtivo que passou a ser um projeto prioritário no planejamento estratégico do Governo”, lembrou.
A primeira turma do Programa de Residência Jurídica da PGE ingressou em 2019, tendo sido aprovados, à época, cerca de 300 residentes, dos quais aproximadamente 120 deram início às atividades, coordenadas pela Escola Superior da PGE (ESPGE).
Podem participar do Programa de Residência Jurídica da PGE aqueles egressos do curso de Direito, graduados há, no máximo, cinco anos, bem como bacharéis em Direito que estejam cursando programas de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Também podem se inscrever candidatos que ainda não tenham concluído o curso de Direito, mas que, quando chamados para a Residência, já tenham concluído o curso e possam apresentar comprovação.