Siga as recomendações de segurança e tome cuidado com golpes sempre que precisar recuperar o seu acesso de qualquer canal digital.
Você já se esqueceu de e-mails ou senhas importantes? Se a resposta for sim, é bem provável que já tenha utilizado métodos para recuperar o acesso. Porém, ao fazer isso, muitas pessoas caem em golpes orquestrados por criminosos que fingem ser especialistas, mas se aproveitam do desespero ou da falta de conhecimento técnico da vítima para invadir as contas.
Cuidado com os golpes
São inúmeros os golpes que criminosos aplicam para invadir as redes sociais e as contas de suas vítimas. O mais comum deles é o do “falso especialista”: os hackers oferecem seus serviços como suporte técnico, afirmando terem a capacidade de recuperar as contas em troca de pagamento. Dessa forma, eles pedem a quantia adiantada e acesso a outras contas, além de requisitar acesso a gerenciadores de senhas e códigos de segurança.
Outro golpe popular envolve a criação de perfis falsos de suporte técnico, que são contatados pela vítima. Além disso, hackers podem entrar em contato diretamente com o usuário, passando-se por amigo ou conhecido e pedindo para que a vítima entre em contato através do WhatsApp, Telegram ou outros canais de comunicação.
Dessa forma, é importante seguir os passos corretos para recuperação de dados e não cair em golpes.
Como recuperar o acesso a e-mails e redes sociais de maneira segura
Caso tenha perdido o acesso a e-mails e redes sociais, é possível recuperá-lo de maneira segura e fora do radar de golpistas e hackers.
Aqui está um passo a passo confiável para você recuperar seus dados:
- Identifique a conta que deseja recuperar: Facebook, Gmail, Instagram, etc.
- Acesse o site oficial da plataforma: golpistas podem tentar roubar seu acesso e seus dados através de links falsos que direcionam para websites fraudulentos. Portanto, nunca clique em links enviados por e-mail, redes sociais ou mensagens de texto.
- Clique na opção “Esqueci minha senha”: após acessar o site oficial, você vai encontrar um botão com a opção “esqueci minha senha”. Será necessário confirmar alguns dados cadastrados, como e-mail ou telefone, e confirmar o acesso com códigos de verificação e respostas de segurança. Mas nunca forneça seu código de verificação a ninguém.
- Siga as instruções da plataforma: a plataforma acessada pode solicitar, além dos códigos de verificação, documentos de identidade com foto e confirmação de contatos ou dados cadastrados previamente.
- Crie uma nova senha: após conseguir acessar seu e-mail ou suas redes, crie uma nova senha forte. Para tanto, não utilize dados pessoais, como data de aniversário, e mistura símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e números para impedir o acesso de hackers. É possível ativar a autenticação com aplicativo, como o Google Authenticator.
- Não conseguiu recuperar? Acesse o suporte oficial da plataforma de e-mail ou de redes sociais para entrar em contato com um especialista confiável, que irá te ajudar a recuperar o acesso ou a criar um novo perfil caso a conta esteja irrecuperável.
- Proteja suas contas: lembre-se de ativar a autenticação em dois fatores e gerenciadores de senha no futuro.










