― Advertisement ―

spot_img

Brasileiro é assassinado em Portugal após defender mulheres

O imigrante brasileiro Keldeny Silva, de 21 anos, foi assassinado na região metropolitana de Lisboa após defender duas mulheres que estavam sendo incomodadas por...

Corpus Christi: conheça a origem do feriado e saiba por que data muda todo ano

 

Emanuelle Menezes / SBT News

O feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra a instituição do sacramento da Eucaristia, quando pão e vinho consagrados representam simbolicamente o “corpo de Cristo”, recordando a última ceia de Jesus com os apóstolos. Mas por que a data muda todo ano? E qual a origem da festa?

A celebração não tem data fixa porque acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa. E a Semana Santa varia a cada ano, pois segue um cálculo específico criado pela Igreja Católica, que depende do calendário lunar e está ligado à data do Carnaval.

A Páscoa, último dia da Semana Santa, é o primeiro domingo após a primeira lua cheia de outono (no hemisfério sul), e pode cair de 22 de março a 25 de abril. A celebração é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas.

A festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa “corpo de Cristo”, é celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, celebrado pelos católicos uma semana depois do domingo de Pentecostes. A data foi instituída ainda na Idade Média, no ano de 1264, pelo papa Urbano IV, sob influência da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon.

Antes de ser escolhido pontífice, em 1261, ele se chamava Tiago Pantaleão de Troyes e recebeu o segredo das visões da religiosa, que pedia uma festa da Eucaristia no calendário litúrgico, em Liége, na Bélgica.

Já durante o papado de Urbano IV, uma hóstia branca teria se transformado e escorrido sangue, manchando os panos e toalhas usados pela igreja de Bolsena, na Itália. A partir daí a data foi instituída, em honra ao corpo e ao sangue de Cristo.