― Advertisement ―

spot_img

IBGE liderará em 2025 os institutos de estatísticas do BRICS

Editoria: IBGE O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou na cidade de Kazan, na Rússia, em 28 e 29 de outubro, de encontro...

Padeiro capixaba entre os melhores do Brasil

O padeiro João Carlos Butske da Silva, está entre os melhores padeiros do Brasil, de acordo com a revista Panificação Brasileira.

Com 25 anos dedicados à Padaria Salute, onde agora é parceiro no negócio, ele se tornou um exemplo de resiliência, fé e determinação.

Aos 9 anos, João Carlos Butske já estava familiarizado com o trabalho, ajudando em uma oficina mecânica. Com apenas 16 anos, saiu de casa em busca de um sonho, mudando-se para Alegre, onde estudou na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA), e se formou como técnico agrícola. Seu desejo era seguir na área de Zootecnia, mas as dificuldades financeiras da família impediram a continuidade dos estudos.

Sem outra opção, João voltou para casa e buscou um emprego para ajudar a sustentar a família. Tentou diversas oportunidades na área técnica, mas acabou encontrando trabalho em uma padaria, onde deu início a uma trajetória inesperada no setor de panificação. Em 1998, começou a trabalhar na Padaria Salute e ao longo do tempo, sua paixão pelo trabalho cresceu.

Seu primeiro cargo na padaria foi como ajudante de embalador, que incluía tarefas como entrega de pães de bicicleta, lavagem de caixas e limpeza do depósito. Apesar das dificuldades, João nunca perdeu de vista o sonho de cursar uma faculdade. Em pouco tempo, foi promovido a ajudante de padeiro e começou a cursar Administração.

Aos poucos, João começou a se destacar. Em 2002, participou de um curso de padeiro em Vitória, idealizado pelo Sindipães, que foi um divisor de águas em sua carreira. “Faltei um mês de faculdade, porque vi neste curso que me foi oferecido pela empresa, uma oportunidade para ganhar mais e pagar a minha faculdade. Através desse curso, tive melhor percepção em relação ao setor de panificação e comecei estudar o setor e os processos”, falou.

Em 2003, foi promovido a padeiro na Salute, enfrentando desafios e a resistência de colegas mais experientes, mas superou as adversidades com dedicação e estudo.

Durante sua graduação, aplicou os conhecimentos adquiridos no curso diretamente na padaria, especialmente na área de administração da produção. Seu trabalho de conclusão de curso, que abordou a redução de desperdícios no setor, foi aprovado com nota máxima.

Formado, João viu sua carreira deslanchar. Em 2005, tornou-se gerente de produção da padaria e, em 2007, começou a ministrar palestras em eventos como a feira ACAPS e PANSHOW. “A luta foi grande, mas os frutos foram colhidos!”, afirmou.

O reconhecimento veio em seguida. A Padaria Salute foi premiada nacionalmente pela Bunge Alimentos como Padaria Empreendedora, e João foi consagrado como Padeiro e Confeiteiro Nota 10 do Espírito Santo. Ele continuou a investir em sua formação, realizando especializações em Gestão de Segurança Alimentar e Engenharia da Produção, o que o levou a atuar também como professor universitário e consultor.

Hoje, João Carlos Butske é um nome de destaque no setor de panificação no Brasil, reconhecido não apenas pelo seu trabalho, mas também por sua capacidade de inspirar outros a acreditarem em seus sonhos, independentemente das circunstâncias. Sua trajetória é um testemunho vivo de que com dedicação, fé e perseverança, é possível transformar qualquer realidade.

“Somos referência no Estado em relação a produção de pão de fermentação natural. Sou grato aos proprietários, na pessoa de Delson Zampirolli, pela confiança e oportunidade me dada, e sou grato à minha família pelo apoio e dedicação do tempo ao meu lado. Toda gratidão a Deus, pois ele sempre foi e será a minha força e esperança”, finalizou João.

spot_img