― Advertisement ―

spot_img

Santos planeja futuro com Sampaoli e projeta saída de Carille

O Santos já vislumbra o futuro e inicia o planejamento para a temporada de 2025. A diretoria santista, em busca de um novo ciclo...

Oficina caseira: principais equipamentos para tocar seus projetos

Muita gente acha que para mudar alguma coisa dentro de casa é preciso uma reforma enorme, mas, na verdade, é o contrário. Muitas mudanças e reparos podem ser feitos por você mesmo, de maneira simples. Pintar uma parede, instalar uma prateleira ou um armário, fazer uma nova disposição dos quadros, todas são tarefas que não exigem que você contrate um profissional.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de colocar a mão na massa e fazer reparos e pequenas reformas dentro de casa, provavelmente sabe como é importante ter as ferramentas adequadas. Porém, você também deve saber que existem diversas opções no mercado e que pode ser difícil escolher os melhores produtos para montar a sua oficina em casa. 

Furadeira, parafusadeira, alicate, rolos de pintar e chaves de fenda, essas são só algumas das ferramentas essenciais para quem deseja montar uma oficina caseira e quer ter tudo à mão. Além disso, existem equipamentos um pouco mais específicos que vão te ajudar na hora da reforma, como uma máquina de solda inversora, que garante uma solda precisa e cuidadosa nos pontos que ligam cada parte do seu projeto. 

Confira uma lista com os principais equipamentos necessários para montar uma pequena oficina em casa. 

Furadeira e parafusadeira 

Esse equipamento pode ser utilizado na instalação e na montagem de móveis. Ele proporcionará muito mais agilidade na execução de qualquer projeto. Hoje em dia, é possível encontrar ambas as funções em um só equipamento. Assim, o ideal é investir nesse modelo e ganhar praticidade na hora de realizar qualquer reparo dentro de casa. 

Lixadeiras 

A lixadeira é uma ferramenta muito útil e utilizada para realizar desbastes e acabamentos finos em diversos tipos de superfícies. Existem vários modelos disponíveis no mercado, e cada um possui uma característica técnica diferente, você deve escolher a que mais se encaixa no seu projeto, pensando em qual é mais útil ter em casa. 

Kit de chaves 

Qualquer kit básico de ferramentas para ter em casa começa com um bom conjunto de chaves de fenda e philips. Elas servem basicamente para apertar ou para afrouxar parafusos, sendo extremamente úteis nas tarefas domésticas. Uma dica, para economizar espaço na sua caixa de ferramentas: tenha um kit de chaves com pontas intercambiáveis, que são mais fáceis de trocar. 

Trena 

A trena é indispensável para qualquer projeto, seja em marcenaria ou em uma construção ou reforma dentro de casa. Na hora de comprar, lembre-se que a trena deve ser de uma ótima qualidade, isso para evitar o erro de medição. A fita deve ser forte, com uma leitura clara — uma de 3 metros já é o suficiente para determinados tipos de reforma. 

Martelos 

No mercado existem vários tipos de martelo, mas os mais comuns para projetos dentro de casa são três: o martelo de orelha, que possui uma ponta para fixar pregos e outra para retirá-los; o martelo de pedreiro, que também é conhecido como picareta ou marreta, possui uma cabeça de aço que é recomendada para quebrar paredes; e, por último, temos o martelo de borracha, com uma cabeça de borracha e pontas arredondadas, especificamente pensado para não danificar azulejos e móveis de madeira. 

Plainas 

Se você está pensando em fazer uma reforma maior, que envolve madeira, esse equipamento é um investimento necessário. Ele é usado para aplainar, desbastar e tirar irregularidades na madeira, costuma ser utilizado por marceneiros e carpinteiros, principalmente para realizar acabamentos e obter uma superfície lisa e uniforme, ou para fazer rebaixos ou para chanfrar.