spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Barra de São Francisco inaugura Sala da Lei Maria da Penha com atendimento humanizado 24h

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) um novo espaço voltado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica em Barra de São...

Nova Venécia é palco do Festival “Capoeira Transforma”

 

A capoeira tem o poder de transformar, e foi com esse espírito que o Festival “Capoeira Transforma” aconteceu no último 15, no IFES – Campus Nova Venécia. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre mestres, professores, alunos e familiares, em um grande encontro de celebração cultural e formação cidadã.

Organizado pelos professores Vinícius Pimenta e Willian Cascão, do Grupo Internacional Oficina da Capoeira em parceria com o Programa Transformando Vidas, do Ifes, coordenado pelo servidor Sollyvan Mazziolli, o festival faz parte das ações do Ponto de Cultura Oficina da Capoeira – ES e contou com a presença de convidados de diversas regiões do Brasil e da Europa. Ao longo do dia, o evento promoveu oficinas, apresentações e a tradicional cerimônia de batizado e troca de cordas, conduzida pelo Mestre Primo, de Belo Horizonte (MG).

O projeto Capoeira Transforma oferece aulas de capoeira nos bairros Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima, como parte do compromisso do grupo com a educação e a cultura popular. O grupo também mantém o Centro de Treinamento Oficina da Capoeira, localizado no segundo piso da rodoviária municipal, que funciona como sede do Ponto de Cultura Oficina da Capoeira – ES e espaço permanente de formação, prática e encontros culturais.

Entre os convidados estiveram grandes nomes da capoeira nacional e internacional: Mestre Primo, Mestrando Magrão e Instrutor Fininho (Belo Horizonte – MG); Mestrando Golfinho (Bélgica); Professores Max e Coyote (Ribeirão das Neves – MG); Mestre Cláudio, Mestre Pão, Professores Índio e Pombo (Colatina – ES); Mestre Cegonha (Ponto Belo – ES); Professor Ezequiel e Instrutora Pandora (Mantena – MG); Professor Dedé (Barra de São Francisco – ES); Professor Bruno (Vila Pavão – ES); além dos profissionais que atuam em Nova Venécia, como Mestrando Guerreiro, Contramestre Coronel e as Instrutoras Poli e Serena, representantes da capoeira local, junto a diversos graduados e alunos do município.

Um dos momentos mais simbólicos do festival foi a formação de Leonardo Martins na graduação de Corda Azul – Formado em Capoeira, conquista que representa um novo ciclo de responsabilidade e autonomia dentro do grupo. Leonardo iniciou sua trajetória em 2007, dentro de um projeto social com os mesmos professores que hoje o reconhecem como exemplo de dedicação, superação e continuidade desse legado.

O festival integra as ações da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Venécia e com apoio do Ifes.

 

spot_img
spot_img
spot_img