Batizada de “Rodovia da Morte” pela sequência de acidentes fatais, o trecho da BR 381 entre o entroncamento com a BR 262 (acesso a Sabará) e Governador Valadares começa a receber melhorias pela concessionária Nova 381, que ganhou a concessão da rodovia por 30 anos.
A concessionária lançou um plano de 100 dias, segundo anunciou a empresa, com diversas obras de melhoria das atuais condições da estrada, que “nasce” em São Mateus, no Espírito Santo, passa por Nova Venécia, Barra de São Francisco, Mantena e corta o leste de Minas até Belo Horizonte, de onde segue para São Paulo como Rodovia Fernão Dias.
O plano prevê uma série de intervenções diárias com foco na segurança e no conforto do usuário ao longo de 300 quilômetros da BR – 381. O objetivo é transformar a realidade de um cenário hoje visto com tristeza pela população mineira, revela a Nova 381.
Além de abranger atividades fundamentais, como recuperação, ampliação, manutenção, conservação e operação da rodovia, a malha rodoviária é composta por 21 cidades: Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; e Timóteo.
Entre as principais rotas da mineração, celulose, de outras áreas da indústria e do agronegócio, a Nova 381 já realiza serviços emergenciais no pavimento. Em breve, o motorista vai encontrar pistas mais adequadas ao trânsito, com a melhoria do asfalto e a sinalização de solo revitalizada.
As ações também integram as margens da BR-381. Equipes estão mobilizadas em diversas frentes, todos os dias, para eliminar a obstrução de placas por vegetação. A roçada integral da faixa de domínio vai reconfigurar o aspecto da rodovia, que também conta agora com serviço de limpeza para recolher o lixo descartado de maneira irregular.
Outro problema identificado pela Nova 381, que já começa a ser solucionado, são as calhas e bueiros entupidos ou tomados pelo mato. A concessionária executa de maneira intensificada a limpeza destes sistemas que vão cumprir com mais eficiência a função de drenagem, essencial para evitar alagamentos ou os espelhos d’água na pista durante a chuva.
São 100 dias de trabalhos emergenciais, mas há um longo trajeto a ser percorrido. É apenas o começo do projeto que vai mudar a vida de muita gente para melhor. A previsão é que a BR-381 tenha 137 km de trechos duplicados e mais de 80 km de faixas adicionais. (Da Redação com OT360)
