“O Salão do Turismo proporciona visibilidade ao trabalho de milhares de pessoas que têm nessa atividade a sua maior fonte de trabalho e renda”.
Com essa fala, o ministro do Turismo, Celso Sabino, abriu oficialmente, nesta sexta-feira, 09 de agosto, no Rio de Janeiro, (RJ), o Salão do Turismo: Conheça o Brasil.
O evento, promovido pelo Ministério do Turismo e considerado a maior vitrine do setor no país, reúne atrativos de todo o país no Riocentro.
A cerimônia teve as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e das Mulheres, Cida Gonçalves, entre outras autoridades.
Com o tema central “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão permite ao público conferir, de perto, diversas atrações de norte a sul.
O ministro Celso Sabino destacou que a realização do Salão coincide com números positivos do turismo nacional:
“Nós, do governo federal, e o presidente Lula tá muito animado com os resultados que o turismo tem dado na economia brasileira. No ano passado, alcançamos todos os números no turismo do período de pré-pandemia. E esse ano de 2024 estamos superando com folga todos os números de 2023”.
A lista de opções do Salão, que segue até domingo, 11 de agosto, inclui belezas naturais, culturais e gastronômicas.
O vice-presidente Geraldo Alckmin frisou a importância do aumento da geração de empregos no Brasil ao desenvolvimento do turismo:
“Todo apoio ao turismo. O turismo ta crescendo. Pra ter turismo, precisa ter renda. O emprego no Brasil cresceu, nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. Isso é bom pro turismo. A renda subiu 11%, é bom pro turismo”.
O Salão do Turismo também proporciona ao público acompanhar shows de renomados artistas nacionais.
O ministro Silvio Almeida ressaltou a relação entre o turismo e o respeito aos direitos humanos no país:
“O elemento essencial do turismo é a cultura de um povo. Sem direitos humanos, não existe cultura, porque a cultura quem faz é o povo brasileiro. Sem dignidade, respeito e política de cuidado, um povo não tem cultura, e sem cultura não tem turismo”.
Outra atração do Salão do Turismo no Rio é conferir o artesanato regional e acompanhar diversas palestras.
A ministra Cida Gonçalves enalteceu a contribuição das mulheres ao fortalecimento do turismo:
“É só nós olharmos aqui o tanto de mulheres que estão aqui. Tô vendo aqui vários artesanatos, onde a maioria é composta por mulheres. Portanto, eu tô aqui porque eu acho que a importância do turismo pra vida das mulheres é fundamental”.
Na cerimônia desta sexta, o ministro Celso Sabino assinou a carta-compromisso de adesão do Ministério do Turismo à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero.
A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres, busca estabelecer uma mobilização contínua de enfrentamento aos feminicídios em todo o país.
Foto: Roberto Castro/MTur