― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos 27 de maio de 2024

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro Vila Gonçalves. Realizado das 8h às 15 h, o evento atraiu centenas pessoas.

Idealizado pelo Prefeito Enivaldo dos Anjos, o evento foi organizado pela Secretaria de Saúde e a Secretaria de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres. Participaram também as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, de Assistência Social, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Esporte e Lazer.

O Núcleo Margaridas, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e violência e a Companhia Espírito-Santense de Saneamento – Cesan, também participaram do Mutirão.

Com o objetivo de promover o direito à cidadania e dignidade social, foram ofertados serviços como assessoria jurídica, consulta médica, emissão de identidades com 100 vagas, vacinas, ofertas de emprego, pedido de tarifas sociais na Cesan, orientações do cadastro único através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), orientações sobre a Campanha “Maio Laranja” pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), solicitação da  carteira de trabalho digital e diversos outros serviços.

Confira os atendimentos prestados no “Mutirão da Cidadania”:

100 pessoas foram atendidas para solicitação de Carteira de Identidade;

100 mudas de árvores foram doadas pela secretaria de Meio Ambiente;

49 pessoas receberam vacinação;

36 pessoas receberam atendimentos médicos;

23 pessoas foram atendidas pelo Procon;

14 pessoas foram atendidas pela Advocacia Social;

18 pessoas foram atendidas na agência móvel van Cesan;

28 pessoas foram atendidas pelo Cras;

8 mulheres foram atendidas pelo Núcleo Margaridas de Proteção a Mulher;

8 pessoas foram atendidas pela Junta Militar.

O Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves destacou a importância de o Mutirão ser realizado no sábado para o cidadão que não pode frequentar repartições públicas durante a semana. “Essa é de fato uma ação de cidadania, feito por várias mãos, com várias secretarias participando. Isso é uma forma de trazer o serviço público mais fácil para o cidadão. Você vê a quantidade de gente que está aqui hoje na Escola João Bastos, buscando serviços públicos num sábado, isso significa que deu certo a ação e que ela veio atender aquele cidadão que não pode frequentar uma repartição pública no meio de semana, porque ele trabalha. Então quando você faz uma ação dessa num sábado, isso facilita para o cidadão”, lembrou Elcimar.

Maurício Vieira dos Santos Marins, Secretário de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, também citou o objetivo do Mutirão. “Isso é união de todas as secretarias. Isso demonstra uma administração pública unida, voltada para o atendimento ao povo, visando atender e melhorar a situação do povo”, afirmou Marins.

Com a presença de entrevistadoras e assistentes sociais para orientar e agendar atendimentos em setores da Secretaria de Assistência Social, como o Cras para o Cadastro Único e outros serviços, a secretária da pasta, Shirley Teixeira Ribeiro, definiu o mutirão como um grande apoio ao cidadão. “É um serviço de cidadania, é um apoio que a prefeitura dá aos nossos cidadãos. É um atendimento que a gente faz, que realmente a população precisa. Então um dia desse é muito importante, porque as pessoas aproveitam o dia de sábado para poder suprir as suas necessidades em relação a Secretaria de Assistência Social”, explicou Shirley.

A Advocacia Social da Secretaria de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, ofertou vários serviços jurídicos no “Mutirão da Cidadania”. O Coordenador da Advocacia Social, Dr. Patric Manhães de Almeida, citou alguns desses atendimentos realizados no local. “Aqui na Advocacia Social, a gente tem os advogados que tem a condição de oferecer assessoria jurídica, prestação de serviços com demandas judiciais propriamente ditas de todas as naturezas, como pensão alimentícias, ações de divórcio, ações de natureza cautelar, até mesmo medidas cautelares a pessoas mais vulneráveis, como a mulher. É um meio que a administração encontrou de se aproximar da sociedade e acima de tudo, de proporcionar um serviço com eficiência”, declarou Dr. Manhães.

Presente no Mutirão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos ofertou alguns serviços, dentre eles, vagas de empregos. A Coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de Barra de São Francisco, Gabriela Fonseca, relacionou os serviços ofertados pela secretaria, além das vagas de empregos ofertadas pelo órgão público. “Hoje estamos prestando atendimentos à Carteira Digital de Trabalho, Seguro Desemprego e vagas de empregos em abertos. Inclusivo tivemos alguns atendimentos pelo Sine aqui e pessoas já foram agendados para entrevistas para a próxima terça-feira”, lembrou Gabriela. Ela também lembrou que quem precisar tentar alguma vaga de emprego no Sine, pode procurar a Sede da instituição, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, que está localizado na Rua Rui Barbosa, logo após a Escola João Bastos, no Bairro Vila Gonçalves. O Sine funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

O Núcleo Margaridas Microrregião Noroeste, que atende mulheres em situação de violência, participou do “Mutirão de Cidadania” com uma equipe de psicóloga e assistente social. A Coordenadora da instituição, Veronica Peruchi, disse que houve procura e atendimentos durante o mutirão. “Nós tivemos demandas de atendimentos, que foram devidamente sanadas e inclusive já fizemos alguns encaminhamentos para a rede de atendimentos aqui da cidade”, afirmou Peruchi.

Enquanto os adultos resolviam suas vidas sociais, as crianças se divertiram nos pula-pulas montados pela Secretaria de Esportes e Lazer no pátio da Escola Municipal João Bastos. Uma equipe da secretaria monitorou a diversão das crianças, que brincaram com segurança e conforto. O Secretário da pasta, Osmar Valério Possatti, falou da importância de proporcionar entretenimento para as crianças que acompanharam os pais e responsáveis no mutirão. “O Esporte não podia ficar de fora. Estamos ofertando aqui, para as mães que estão fazendo suas identidades e outros documentos, além de outros serviços, na parte externa da quadra, dois pula-pulas para as crianças brincarem e se descontraírem, deixando as mães mais à vontade”, salientou Possatti.

Os cidadãos que compareceram no “Mutirão da Cidadania” elogiaram o trabalho realizado e aproveitaram o máximo de serviços prestados. Eles agradeceram a iniciativa da Prefeitura.

“Eu comecei procurando atendimento médico, consegui para fazer ultrassonografia mamária e também para fazer radiografia da coluna. Já peguei aconselhamento com o Cras, sobre o Cadastro Único e agora estou na fila para tirar a Identidade. Quando eu soube que teria esse mutirão pela rádio, eu fiquei louca e falei, eu vou lá porque eu preciso fazer tudo lá. E foi tudo rápido, fiz tudo com 40 minutos, só falta a Identidade, mas já estou na fila. Queria agradecer muito a Prefeitura por esse movimento todo com a gente e espero que continue tendo mais”, agradeceu Scheila Barbosa Simões, de 48 anos, agricultora e moradora do Distrito Vargem Alegre.

Marilza Gomes da Silva, de 48 anos, Servidora Pública Municipal, moradora do Bairro Vila Landinha, esteve no mutirão para assegurar uma vaga de troca de documento de Identidade para a filha que estava trabalhando e aproveitou para buscar atendimento para si também. “Muito bom. Eu gostei e até consultei aqui com a psicóloga. É muito bom. Acredito que poderiam fazer mais vezes”, agradeceu e sugeriu a Senhora Silva.

“Gostei. Vim fazer a minha Identidade. Fui muito bem tratada, como uma pessoa que pareço ser de dentro da casa, com muita educação. Tudo nota mil. Quero agradecer a todos vocês e aos atendentes de lá de dentro, que me trataram com muito respeito e educação, como idosa”. Agradeceu a senhora Alzenira Lourenço Santana, de 70 anos, aposentada e moradora do Bairro Irmãos Fernandes.

Esse foi o terceiro mutirão realizado com a participação de várias secretarias no município durante a atual administração. Os outros dois foram no Bairro Colina e no Distrito de Vila Paulista.