O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, nesta quarta-feira (24), a 9ª edição do MPES Conecta em Barra de São Francisco. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a aproximação entre a instituição e a sociedade, com foco na escuta ativa e no alinhamento de ações voltadas às demandas locais.
A programação foi realizada em dois momentos: pela manhã, na sede da Promotoria de Justiça do município, e, à tarde, na Câmara Municipal de Vereadores. Além de membros e servidores do MPES, participaram representantes de municípios vizinhos, como Águia Branca, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Vila Pavão, Água Doce do Norte e Ecoporanga.
Abertura e reconhecimento
Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, destacou a relevância da iniciativa:
“O MPES Conecta é a abertura do Ministério Público para o diálogo com a sociedade, com seus membros e seus servidores. Em todos os lugares por onde temos passado, vemos a diferença que faz o trabalho do Promotor de Justiça, atuando junto à realidade local.”
A mesa de honra contou ainda com a presença da Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo; da Subouvidora e Ouvidora das Mulheres, Carla Viana Cola; e do Diretor-Geral do MPES, Lidson Fausto da Silva, entre outras autoridades.
O Promotor-Chefe da Comarca de Barra de São Francisco, Luiz Carlos de Vargas, ressaltou a importância do contato direto com a Administração Superior. No mesmo momento, o Promotor de Justiça Substituto Raphael Guimarães dos Santos, que atua em Águia Branca e Mantenópolis, foi homenageado com a medalha comemorativa pelos 132 anos do MPES, em reconhecimento à sua dedicação na região.
Gestão pública em pauta
Durante a tarde, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais participaram do painel “Gestão Pública Eficiente e Parcerias Estratégicas”, que discutiu temas como segurança pública, proteção à infância, saúde, educação e cidadania.
Segundo o Procurador-Geral de Justiça, o objetivo do projeto é tornar o MP mais próximo da população:
“Nosso projeto é tornar o Ministério Público mais perto e mais público. O importante é que possamos aperfeiçoar a atuação na defesa dos direitos fundamentais individuais e sociais.”
Representando o prefeito Enivaldo dos Anjos, o vice-prefeito Wanderson Melgaço destacou que o encontro fortalece a transparência e o compromisso conjunto com políticas públicas eficazes. O prefeito, mesmo ausente, enviou mensagem ressaltando a honra do município em sediar o evento.
A mesa de honra contou ainda com o presidente da Câmara, Emerson Lima; o Superintendente Municipal de Governo, Elcimar Alves de Souza; o prefeito de Alto Rio Novo, Alexandro de Melo Valim; o vice-prefeito de Vila Pavão, Vantuil Schraiber; e o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Jader Roberto de Oliveira. O deputado estadual Mazinho dos Anjos participou de forma virtual, com destaque para a preocupação com o aumento da violência na região.











