― Advertisement ―

spot_img

Eleição comunitária movimenta bairro Irmãos Fernandes

Mais de 400 moradores participaram da eleição da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Irmãos Fernandes e Rua MIneira, em Barra de...

Morre João Dalmácio, empresário que construiu hotéis Porto do Sol

Morreu na noite deste sábado (16), aos 88 anos, o fundador dos hotéis Porto do Sol, empresário Vitória e em Guarapari, empresário e dono de cartório João Dalmácio Castello Miguel. Os dois hotéis já foram os melhores do Estado.

Dalmácio foi presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Espírito Santo (IEPTB-ES). A informação é do filho dele, Márcio Castello, que junto com as irmãs Paula e Isabela, enviaram aos amigos e familiares comunicando a causa.

Junto do filho, João Dalmácio nutria paixão pelo Flamengo, sendo associado ao clube e participando de todo processo de decisões na Gávea. No relato sobre a despedida, Marcio revelou que o pai passou mal na última quarta-feira (13), justamente quando esperavam o jogo do time contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro.

“Nosso pai, João Dalmácio, nos deixou ontem no final da noite. Vivia uma fase ótima, ativa, feliz, animada, cheia de planos, mas na última 4ª feira, enquanto esperava o jogo do Flamengo, teve um AVC. Foi socorrido rapidamente por nós e pela ambulância que chegou muito rápido. Mas o AVC tinha proporções enormes e a recuperação era muito improvável”, relatou junto das irmãs.

O capixaba já foi homenageado pelo time do coração: a camisa usada pelo goleiro estampava seu nome. João era doador do programa Anjo da Guarda, que destina parte do imposto de renda para o Flamengo para ajudar os esportes olímpicos.

No comunicado, cheio de saudades e lembranças, os filhos celebraram terem tido a oportunidade de cuidar de João Dalmácio num momento de fragilidade de saúde e vê-lo melhorar, recuperar toda a sua força e autonomia. “Nossa felicidade em ter vivido isso é enorme. Nossos momentos juntos foram lindos!”.

João Dalmácio com as filhas Isabela e Paula, em frente ao Porto do Sol, hoje desativado. (Foto: Cacá Lima)

O objetivo do empresário era viver bem. Foi o que ele disse em seus últimos dias de vida, quando perguntado sobre o tempo. Disse, na semana passada, em período de recuperação do AVC, que enquanto estivesse bem, queria viver.

“Deus o levou num momento em que tinha completa autonomia e comando de sua vida. Nas palavras de seu vocabulário: estava valente. Se lamentamos muito por não curtir sua companhia um pouco mais, reconhecemos que a vida para ele só fazia sentido assim, autônoma, plena. Há de haver uma razão para essa partida. Pensamos que saiu de cena no auge, como os grandes. Viveu intensamente e partiu rapidamente. Foi um homem incrível e peculiar. Deixou muitas histórias e ensinamentos. E deixará muitas saudades!”, assinaram comunicado do falecimento Isabela, Paula e Márcio.

O empresário teve também sua incursão política, participando da criação do PSDB nos tempos da liderança de Mário Covas, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, e foi candidato a senador pelo partido em 1990.

As despedidas de João Dalmácio Castello Miguel acontecem no cemitério Jardim da Paz a partir das 10 horas deste domingo e sepultamento às 16 horas.

Com informações do ES Hoje

Morre João Dalmácio, empresário que construiu hotéis Porto do Sol

spot_img