― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Moradores da Vila Landinha comemoram entrega da primeira etapa da Praça Floro Lima

As moradoras da Rua Ingazeira, principal acesso à Praça Floro Lima, que está sendo construída por meio das secretarias municipais de Transportes e Estradas e Obras e Urbanismo, com apoio da Secretaria de Serviços e Limpeza Pública, na Vila Landinha, ao lado da barragem de captação de água da Cesan disseram que estão muito felizes com a construção da praça.

“Faltava mesmo um lugar pra gente se distrair fora de casa no final de semana e nos dias de folga” disse Maria Helena, colaboradora de uma rede de supermercados da cidade e moradora da Rua Ingazeira.

Outra moradora da Ingazeira, Ivanete, disse que gostou muito do local e está ansiosa para que a segunda parte fique pronta. “Vai ser muito bom para o bairro”, disse ela.

A entrega da primeira etapa contou com a presença da família do falecido sargento Floro Lima e, o neto dele, Emerson Lima que disse ter ficado muito feliz com a homenagem, conta que só ficou sabendo quando o projeto chegou na Câmara Municipal. Também estiveram presentes a maioria dos vereadores municipais e alguns deles deram depoimentos muito emocionados sobre a importância do sargento Floro Lima para a formação dos adolescentes francisquenses durante muitos anos.

Destacou que seu avô tinha duas paixões, a polícia militar e a política. “Eu herdei dele o gosto pela política e quero agradecer, em meu nome e da minha família, a esta homenagem prestada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.”

O prefeito Enivaldo, em sua justificativa para homenagear o sargento Floro Lima, destacou que ele veio para o município em 1936, quando Barra de São Francisco nem era emancipado e destacou o trabalho feito por ele junto aos adolescentes da cidade, comandando por muitos anos a guarda mirim do município, onde orientava as crianças no caminho do bem.

Sobre a praça, Enivaldo disse que ela vai se tornar um novo cartão-postal da cidade. Idealizada para dotar um dos mais bairros mais antigos da cidade de uma área de lazer, convívio e prática de atividades físicas terá como um dos principais atrativos uma piscina de 30 metros de comprimento por 3 metros de largura e um metro de profundidade.

“A primeira etapa é uma área onde se poderá realizar casamentos, festas de aniversário e outros eventos. A praça ficará aberta de terça a domingo, contando com um bar e lanchonete, mesas, quiosques, entre outros equipamentos.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves elogiou a visão administrativa de Enivaldo, destacou que a Vila Landinha é um bairro muito antigo e importante para o município e elogiou a ideia do prefeito, de transformar essa área da Cesan, antes abandonada, em uma área de convívio social das mais bonitas do município.

A piscina já recebeu piso e paredes em concreto e está pronta para o acabamento em azulejos, fase final da obra. Em seguida ela já poderá receber água do poço artesiano feito para abastecer o local.

O subsecretário municipal de Transportes e Estradas, Marcos Dinis, o Marquinhos, que está gerenciando a obra disse que já foram utilizados mais de 1.000 sacos de cimento, uns 50 caminhões de escória de granito, blocos para pavimentação, centenas de toras de eucalipto tratado, entre outros materiais. “Serviço bem feito execultado por nossa equipe. com certeza, o investimento passa de R$ 400 mil”.

“Em breve mais uma grande obra será entregue pelo nosso prefeito Enivaldo dos Anjos. Esse sim, tem café no bule: praça da Cesan, bairro Vila Landinha. Obrigado prefeito Enivaldo pela confiança em mim depositada. É uma obra que está sendo feita com muito carinho e responsabilidade por mim e meus companheiros”, disse Marquinhos.

Segundo Enivaldo dos Anjos, a construção da praça contribuirá para melhorar a qualidade de vida da população e trazer mais uma opção de entretenimento.

“Precisamos proporcionar ambientes que sejam adequados para as pessoas passearem com sua família ou praticar uma atividade física, e essa obra contempla isso. Toda estrutura que será montada nessa praça servirá para crianças, adultos e idosos aproveitarem”, observa o prefeito.

Floro Lima

Neto de Floro Lima, o vereador Emerson Lima destacou que seu avô foi uma pessoa dedicada à disciplina e que por anos, comandou a extinta “Guarda Mirim”, uma instituição que formou homens e mulheres de imenso valor moral e ético.

“Ele era rígido nos seus ensinamentos e sempre é lembrado com carinho pelas pessoas que puderam com ele conviver”, disse.

+ Sobre a praça

O terreno de cerca de 8.000 m², localizado próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cesan, na Vila Landinha é onde está sendo construída a praça, que terá um complexo esportivo e de lazer, e já está com outra ‘cara’. Doado ao município pela companhia estatal, o terreno terá a primeira praça de um dos mais antigos bairros da cidade.

A construção da praça na Vila Landinha, teve início no final de outubro do ano passado e, de acordo com o prefeito Enivaldo dos Anjos, a intenção é terminar a obra o mais rápido possível.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, a praça da Vila Landinha terá quadra de areia, quiosques; espaço para vigias e escritório (guarita); brinquedos para crianças e galpão com banheiros e cozinha para realização de eventos, reuniões e encontros.

Veja fotos da inauguração