― Advertisement ―

spot_img

Polícia encontra motocicleta furtada no centro de Barra de São Francisco

Nesta quarta-feira10, os Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para atendimento de uma suspeita de que uma motocicleta encontrava-se abandonada no...

Moção de Pesar homenageará Padre Luiz Carlos Meneghetti

De autoria dos Vereadores Sargento Farias e Fernando Carabina, será lida na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de hoje 01,  uma Moção de Pesar pelo falecimento do Ilustríssimo Padre Francisquense Luiz Carlos Meneghetti.

Para os Vereadores, a homenagem é uma manifestação de apoio aos familiares de Luiz Carlos, e é  mais do que merecida. Não só pela sua história de vida, mais também pela sua dedicação e amor pelo proximo.

A sessão está marcada para começar as 17h e toda população está convidada.

 

Morre em Cariacica o Padre francisquense Luiz Carlos Meneghetti - SiteBarra

Moção de Pesar a Família Meneghetti

Pe. Luiz Carlos Meneghetti nasceu em Barra de São Francisco em 17 de agosto de 1954, filho de Leonel Meneghetti e Jacyra de Paula Meneghetti. Filho de pais agricultores, trabalhou desde a sua infância na lavoura de café e plantações de milho, feijão e arroz, e também na serraria de madeira e na fabricação de tijolos de barro com pai para ajudar no sustento da família na Vila Miniguite. Cresceu em uma família Católica e, desde criança, juntamente com seus pais e seus sete irmãos, entendia e vivenciava os valores do cristianismo dentro da religião em que fora batizado.

 Aos 17 anos, o então adolescente Luiz Carlos aceitou o convite do Pe. Fernando Vitale para deixar sua família e servir a Cristo Ressuscitado, e ingressou no Seminário Passionista ainda em Barra de São Francisco. Foi ordenado presbítero em 1985, pelas mãos do Bispo da Diocese de São Mateus/ES, D. Aldo Gerna, na Igreja Matriz da Cidade.

 Era formado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória/ES, e pós-graduado em Psicopedagogia. Era um educador apaixonado pela educação de crianças, jovens e adultos, e sempre dizia que “a educação liberta o homem”. Auxiliado por sua formação, compreendia que os seres humanos passam pelo sofrimento nas dimensões materiais, psicológicas e espirituais, e a Igreja deve acolher e amparar os fiéis em todas elas.

Padre de 69 anos tem mal súbito e morre em Cariacica | A Gazeta

 Ao longo de sua jornada missionaria, atuou como Pároco ou Vigário em várias Paróquias como a de Belo Horizonte (MG), Barbacena/MG, e Cariacica/ES, e também como formador do Seminário Passionista e de novos postulantes em Goiânia (GO), Cascavel (PR) e Vila Velha (ES). Passou mais da metade de sua vida trabalhando na formação de outros padres Passionistas. Em Colatina, atuou na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em São Silvano, onde foi Pároco e criou as Pastorais da Saúde e do Batismo, e promoveu o batismo de crianças filhas de prostitutas, e ajudou a gerenciar a creche vinculada à Igreja que atendia crianças carentes da região. Também em Belo Horizonte, ajudou a construir e gerenciar projetos voltados para crianças carentes.

 No exercício da missão de evangelizar, educar e formar, foi locutor da Rádio América, levando aos ouvintes informações sobre temas importantes do dia a dia, destacando a justiça social, o bem comum, a solidariedade e a formação cidadã, sempre em sintonia com os princípios cristãos. Como fruto do seu talento como comunicador de multidões, participou também do “ Espaço Ecumênico”, do jornal “ A Tribuna”, onde expunha aos leitores a visão católica sobre temas de interesse dos leitores ao lado de representantes de outras religiões.

 Atuou também como Delegado e membro do Sínodo da Congregação Passionista, realizado no México; e como 1º Consultor e Vigário Regional no Vicariato Nossa Senhora da Vitória, que abrange Espírito Santo e Minas Gerais.

 Além das funções sacerdotais oficiais, participava sempre das celebrações na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Vila Miniguite, em Barra de São Francisco, construída com a ajuda da família Meneghetti, em terreno doado por seus pais Leonel e Jacyra.

 Nutria um grande carinho pela Paróquia Santa Maria Goretti, localizada no bairro Jardim América, em Cariacíca/ES, onde foi Vigário, Pároco e Diretor do Colégio Passionista, e onde acompanhava a formação de novos Passionistas. Entre idas e vindas, somou mais de 16 anos de sua vida sacerdotal dedicados a essa Comunidade. Ali sentia-se em casa! Fez muitos e verdadeiros amigos, e sempre era convidado para almoçar na casa dos fiéis. Como legado, deixou a reforma do prédio da Igreja e uma comunidade apaixonada por seu trabalho.

 Nos seus últimos dias, visitou idosos, consolou pessoas doentes e acamadas, realizou a Missa do Domingo de Ramos abrindo a Semana Santa, e colheu confissões dos fiéis. Estava muito feliz!

 Desde a sua ordenação até seu último dia, Pe. Luiz Carlos Meneghetti seguiu com plenitude sua missão sacerdotal a serviço de Deus e de sua comunidade. Dedicou sua vida a estar com o povo, pois entendia que essa era sua vocação. Pregou, acolheu e evangelizou. Exerceu de maneira incansável seu propósito de  “SERVIR NA COMPAIXÃO”, exemplar dedicação, carisma e amor, promovendo até o fim a memória da Paixão de Cristo, como um genuíno membro da Congregação Passionista.

 A experiência do mundo material do nosso querido Pe. Luiz Carlos Meneghetti chegou ao fim no amanhecer do dia 27/03/2024, Quarta-feira da Semana Santa, após intensos dias de dedicação aos fiéis. Na Quinta-feira Santa, seu corpo foi velado na Igreja Santa Maria Goretti e depois trazido à Barra de São Francisco para ser velado na Igreja Matriz, onde recebeu suas últimas homenagens de amigos e familiares de sua cidade natal.

 Sua vivência de Fé, Amor e Compaixão é um exemplo para os familiares, amigos e paroquianos espalhados por todo Brasil. Pe. Luiz Carlos Meneghetti deixou uma linda história de vida, repleta de ensinamentos e vivência de Jesus Cristo, o filho de Deus, que foi enviado para salvar a humanidade. Sigamos com o mesmo Entusiasmo e com a mesma decisão o seu projeto de Amor. Dedicando-nos às causas dos irmãos mais necessitados do Cristo Ressuscitado.

 

Moção de Pesar dos Vereadores Sargento Farias e Fernando Carabina homenageará Padre Luiz Carlos Meneghetti em sessão nesta Segunda-Feira