― Advertisement ―

spot_img

Censo 2022: IBGE divulga tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos na Casa Brasil IBGE

Editoria: IBGE | Breno Siqueira O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 6, os dados referentes ao “Censo Demográfico...

Ministros Juscelino Filho e Mauro Vieira tratam detalhes da participação do MCom no G20

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na última quarta-feira (17/1). Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre os principais temas de atuação do Ministério das Comunicações (MCom) no G20. Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do grupo composto pelas 20 maiores economias do mundo e sediará a cúpula em novembro de 2024, com mais de 100 reuniões planejadas em diversas cidades.

Juscelino Filho enfatizou o compromisso do Brasil com a promoção da inclusão digital universal e a criação de ambientes conectados, seguros e educativos. “Nosso maior objetivo é garantir que todos os brasileiros sejam incluídos nesse processo de transformação, considerando que um terço da população global ainda carece de acesso à internet. O presidente Lula nos deu a missão de levar conectividade significativa a todos os brasileiros e não estamos medindo esforços para alcançar esse objetivo” ressaltou o ministro.

No G20, o MCom lidera o Grupo de Trabalho de Economia Digital. Estabelecido em 2021, o grupo busca impulsionar a transformação digital para melhorar a participação pública e promover o desenvolvimento socioeconômico inclusivo. O Brasil, como presidente de turno, propõe temas como conectividade, governo digital, integridade da informação e inteligência artificial para a agenda de discussões em 2024.

O desafio global da conectividade é destacado visando incluir áreas rurais e fornecer habilidades digitais. O governo digital é abordado como essencial para melhorar o relacionamento governo-cidadão. A integridade da informação destaca as transformações causadas pelas plataformas digitais. Já a questão da inteligência artificial é debatida com foco em modelos generativos e questões éticas, apontando para a necessidade de considerar a diversidade linguística, cultural e racial.

Ao todo, 13 cidades-sede irão receber as reuniões dos grupos de trabalho do G20. São elas: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI). O Ministério das Comunicações será responsável pelo tema Economia Digital e participará das reuniões em Brasília, Maceió e São Luís.

LEIA MAIS:

Reuniões temáticas de Economia Digital do G20 serão realizadas em Brasília, Maceió e São Luís

Brasil assumirá Presidência rotativa do G20 em dezembro, com enfoque em desafios globais

O ministro Juscelino Filho aproveitou o encontro para falar sobre a situação dos 18 cidadãos maranhenses que estão detidos na Venezuela desde o ano passado. O Ministério das Relações Exteriores informou que vem prestando apoio consular aos brasileiros.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530

WhatsApp Image 2024-01-17 at 16.27.41.jpeg

(Foto: Kayo Sousa/MCom)