― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Ministério da Cultura divulga resultado final do Edital Cultura Viva-Pontões de Cultura, com 42 projetos selecionados no país

O Ministério da Cultura divulgou o resultado final do Edital Cultura Viva – fomento à Pontões de Cultura com quarenta e dois projetos selecionados em todo país.

Os Pontões de Cultura são projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil que atuam em áreas como cultura popular e tradicional, patrimônio, artes visuais, artes cênicas, musicais, além de literatura, audiovisual e circo.

As entidades culturais selecionadas vão receber um repasse de quatrocentos a oitocentos mil reais para a execução das ações em um período de doze meses.

Todo o investimento visa dar continuidade às ações das redes de pontos de cultura e fortalecer a Política Nacional de Cultura Viva no Brasil, junto com o Comitê Gestor do Pontão, os agentes e todas às redes de Pontos de Cultura.

O diretor da Política Nacional de Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, João Pontes, comenta sobre a importância do resgate do Cultura Viva por meio dos pontões.

Sonora João Pontes (0’14” a 0’40”)

“A política Cultura Viva é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura e os Pontos de Cultura são o principal instrumento dessa política que promove o acesso da população aos bens e serviços culturais nos territórios e nas comunidades em que atuam. Os Pontões de Cultura terão um papel extremamente importante porque vão atuar na articulação da rede de Pontos de Cultura, no mapeamento, no diagnóstico, na formação.”

Os pontões culturais surgem para evidenciar projetos ligados à cultura de base comunitária, indígenas, quilombolas, de matriz africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital e cultura popular.

A iniciativa também visa articular grupos culturais diversos nas regiões do país, como explica o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, do MinC, João Pontes.

Sonora João Pontes (1’34” a 1’50”)

“Os pontões de cultura são essa estratégia das redes para a superação dos seus desafios enquanto rede de pontos de cultura. A Política Nacional Cultura Viva é a política de base comunitária reconstruindo e reinventando o Brasil.”

A ação será feita por meio da gestão compartilhada com os governos municipais, estaduais e a Política Nacional de Cultura Viva, com a instalação de um ou dois pontões de cultura em todos os estados do país.

Para conferir o resultado do Edital de Fomento a Pontões de Cultura e outras informações, acesse o site www.gov.br/culturaviva<\/a>.

Essa é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Foto: Divulgação/Ministério da CulturaFoto: Divulgação/Ministério da Cultura

Preço da soja em baixa