O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos, filiado ao União Brasil no dia 3 de julho, deve assumir o comando do partido no Estado na próxima semana. A informação foi apurada com fontes ligadas ao deputado, e à executiva nacional do partido. O União Brasil é comandado atualmente desde 2022 pelo ex-deputado federal e atual secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que tem bradado que não abre mão do mandado que tem à frente do partido até 2027.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Rigoni tem o mandato de presidente do União Brasil no ES válido até 27 de abril de 2027. Para dissolver um diretório estadual é preciso de 3/5 dos votos dos 35 integrantes da Executiva Nacional, o que daria, pelo menos, 27 votos.
Para a jornalista Letícia Gonçalves, de ‘A Gazeta’, Rigoni disse nesta sexta-feira (12), que conversou com Rueda e ACM Neto, integrantes da cúpula do União Brasil nacional na quarta-feira (10), e que eles teriam garantido a ele que não haveria intervenção no Espírito Santo. Porém, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, esteve em Brasília na quarta (10) e quinta-feira (11), onde se encontrou com caciques do partido.
Os aliados de Marcelo dizem, nos bastidores, que ele tenta tomar o partido de forma harmoniosa, em um acordo com Rigoni. Porém, o ex-deputado federal bradou: “Marcelo veio para agregar mas o comando continua com o diretório eleito”.