― Advertisement ―

spot_img

Dia D: entrega de aparelhos auditivos e dispositivos auxiliares de locomoção marca comemoração de 45 anos do CREFES

Em comemoração aos 45 anos do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES), celebrado nesta quinta-feira (22), e sua relevante história de reabilitação no Estado, a instituição vai realizar no próximo sábado (24), na quadra de esportes, um evento especial para celebrar a data, das 07h às 16h, com solenidade a partir das 09 horas.

A data marca o Dia D, com entrega de aparelhos auditivos e dispositivos auxiliares de locomoção, tais como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas. 

Segundo explicou a diretora da unidade, Adriana Batista Vidal Zardini, a entrega acontecerá no Dia D e ao longo do mês, sendo cerca de 400 aparelhos auditivos e 950 dispositivos auxiliares de locomoção.

Além disso, durante o evento, e para a realização da entrega, também serão feitos atendimentos nas áreas de fonoaudiologia e de fisioterapia/terapia ocupacional. Os agendamentos foram realizados diretamente com os pacientes. 

“O evento representa um marco importante na missão do CREFES de promover a inclusão e a qualidade de vida para pessoas com deficiência. A entidade foi criada em 22 de fevereiro de 1979 e seu objetivo, desde então, é melhorar cada vez mais o atendimento, possibilitando aos pacientes que alcancem o maior grau de independência física, funcional e autonomia pessoal”, frisou a diretora. 

O Dia D contará também com apresentação musical do Coral Legal, composto por pessoas com diferentes deficiências do município de Vila Velha, que fará uma emocionante apresentação.

O projeto é da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e é pioneiro no Espírito Santo. O objetivo é incentivar a atividade musical, por meio da formação de um coral de vozes, para despertar a musicalidade, autonomia, independência, diversão e a sensibilidade. 

Como funciona o Crefes

O Crefes é habilitado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, como Centro Especializado em Reabilitação II (CER II). O local é referência estadual em reabilitação física e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além da reabilitação auditiva e a concessão de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). 

“No CREFES, oferecemos atendimento ambulatorial e regime de internação. São 29 leitos de internação para a reabilitação precoce de pessoas com incapacidade física (tetraplegia/paresia, paraplegia/paresia, hemiplegia/paresia)”, destacou a diretora da unidade, Adriana Batista Vidal Zardini. 

Além disso, ela explica que a entidade conta, ainda, com o Centro de Referência em Distonia e Espasticidade (CREDE), para o atendimento dos usuários que necessitam do tratamento com toxina botulínica e o ambulatório de especialidades (urologia, neurologia e cuidado de feridas) para o atendimento de pessoas com deficiência.