― Advertisement ―

spot_img

Morre aos 102 anos, Dona Babá, moradora de Nova Venécia

A moradora de Nova Venécia, dona Beliza Santos do Nascimento, mais conhecida como Babá, faleceu nesta quarta-feira, dia 17, por volta do meio dia,...

Maes e Galeria Homero Massena promovem oficina de capacitação para o edital de artes visuais da Secult

Nesta quinta-feira (22), será realizada no auditório do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória, uma oficina de capacitação para atender a artistas interessados em inscrever projetos no edital de artes visuais, da Secretaria da Cultura (Secult). A atividade acontece das 15h às 17h e é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Realizada em conjunto pelo Maes e pela Galeria Homero Massena, a ação busca garantir conhecimento e facilidade de acesso ao edital. Durante a oficina, além de receber informações sobre condições de participação, critérios de seleção e prazos, o público terá oportunidade para tirar dúvidas.

Coordenadora da Galeria Homero Massena, Ivone Carvalho ressalta que é essencial a participação dos interessados, para que conheçam o edital com profundidade e possam apresentar projetos bem-elaborados, em conformidade com as regras do edital, evitando erros que podem levar à desclassificação. 

“Quanto mais gente envolvida, mais diversidade e criatividade teremos no mundo das artes visuais. São essas trocas de experiências que nos possibilitam construir um cenário cultural mais inclusivo. Cada presença é fundamental para fortalecer esse movimento, mostrando o potencial dos artistas capixabas”, afirma.

Nicolas Soares, diretor do Maes, acrescenta que este é um momento muito produtivo para as artes visuais, que têm se fortalecido cada vez mais. “Entendemos que o Funcultura, voltado ao fomento e à difusão, cumpre um papel importante nessa formação. Queremos aproximar a nova produção de artes visuais dos nossos espaços, como o Maes e a Galeria Homero Massena. São instituições articuladoras importantes da cena artística, no acolhimento, na execução e na ativação discursiva a partir de um olhar daqui para fora.”

O edital

O edital abrange quatro linhas de fomento. A primeira, é destinada a projetos de exposições na Galeria Homero Massena; a segunda, para exposições no Maes. Em ambas, podem inscrever-se artistas ou grupos, estreantes ou não, visando à ocupação desses espaços. A terceira linha envolve projetos de mostras de artes para itinerância, com circulação de exposições em pelo menos dois municípios diferentes da cidade de origem do projeto e em diferentes microrregiões do Estado. Por fim, a quarta linha abrange engloba projetos livres (mostras, coletivas, projetos de formação, pesquisa, registro, intercâmbio, intervenções ou qualquer outro formato livre em artes visuais).

As propostas podem conter ações em qualquer uma destas modalidades: criações digitais, desenho, design, escultura, fotografia, grafite, gravura, objetos, pintura, poesia visual, videoarte, colagem, instalação, performance, body art, arte integrada, entre outras manifestações híbridas ou não reconhecidamente relacionadas às artes visuais, desenvolvidas de forma individual ou coletiva, de uma fase específica ou outro recorte, contemporâneas ou não.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 1,2 milhão, distribuídos entre 26 prêmios. As inscrições, que podem ser feitas na plataforma Mapa Cultural ES, serão encerradas no dia 29 de fevereiro, às 18h. É importante que os interessados estejam atentos ao prazo, para não perder a oportunidade.

Mais detalhes sobre o edital serão apresentados na oficina desta quinta-feira (22).

Serviço:

Oficina de capacitação para o edital de artes visuais

Quando: 22/02 (quinta-feira)

Horário: das 15h às 17h

Local: Auditório do MAes, Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória

Aberto ao público (sem necessidade de inscrição)

Mais informações: (27) 3132-8390