― Advertisement ―

spot_img

Lugares de Ler já promoveu mais de 70 ações de incentivo à leitura

Há cerca de dois meses, o projeto Lugares de Ler está promovendo a leitura e a literatura em dez territórios considerados em situação de vulnerabilidade social no Espírito Santo. Já foram realizadas mais de 70 ações culturais, envolvendo centenas de pessoas nestas comunidades e contribuindo para a difusão da literatura para públicos de todas as idades. O projeto é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e o Instituto Agir, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (Minc).

As ações acontecem nas seguintes localidades: Piedade, São Pedro e Bairro da Penha (Vitória), Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel (Cariacica), Terra Vermelha (Vila Velha), Carapina (Serra), Jabaraí (Guarapari), Jacupemba (Aracruz) e Planalto (Linhares). Todos fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

Cada um desses locais conta com um agente de leitura contratado para fomentar e coordenar as atividades, com apoio da equipe técnica do projeto, considerando as características e interesses de cada lugar. Os territórios formam seus grupos de leitura com atividades semanais regulares, além das chamadas ações de culminância, de cunho extraordinário, em que se busca convidar escritores e outros artistas para eventos maiores nas comunidades, já tendo sido realizados até o momento atividades como sarau poético e musical, apresentação de espetáculo circense e bate-papo com autores capixabas, como Márcio Miranda, Brunella Brunello e Carla Guerson.

Além disso, o Lugares de Ler realizou uma capacitação para os Agentes de Leitura, que precedeu o início das atividades nos territórios, e uma formação aberta ao público sobre Acessibilidade e Difusão Cultural, com as especialistas Luciana Alvarenga e Mariana Reis. Em paralelo, o projeto vem realizando a aquisição de livros em diversas temáticas em linguagens que passarão a compor um acervo público de mil obras, que estará disponível para acesso em locais escolhidos dentro dos territórios que recebem as atividades.

 

Próximas atividades

As ações continuam nos próximos dias. Nesta quinta-feira (03), às 15 horas, acontece atividade em São Pedro com a Roda de Leitura: costura de afetos, com foco em público intergeracional, que vai de jovens a idosos, em torno do livro “Bárbara”, de Brunella Brunello, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André.

No mesmo dia, às 19 horas, na Associação Bom de Bola, em Guarapari, o livro a ser trabalhado no encontro será “Encontro você no oitavo round”, de Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2020.

Na sexta-feira (04), três atividades estão confirmadas. A partir das 13h30, acontece a Roda de Leitura com o “Conto de Escola”, de Machado de Assis, no Lar São José Raio de Luz, em Jacupemba, Aracruz. Às 14 horas, tem Vivência Literária do Lugares de Ler Carapina, na Casa Sol Nascente, em torno do livro “Pó é cia”, de Vitor Miguel. Às 15 horas, na Praça CEU de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, o clube de leitura se debruça sobre o livro “O silêncio dos amantes”, de Lya Luft. Na próxima segunda-feira (07), às 9 horas, acontece círculo de leitura no Cras de Padre Gabriel (Cariacica), com o livro “A cabeça do santo”, de Socorro Alcioli.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com duração estimada de uma hora. O projeto tem uma página na rede social Instagram (@lugaresdeler), em que é possível acompanhar as próximas atividades e os resultados e repercussões das ações.