― Advertisement ―

spot_img

Imagem da Mãe Peregrina completa 115 anos de devoção em Nova Venécia

A imagem de Nossa Senhora Mãe Peregrina, até recentemente reverenciada como Nossa Senhora dos Anjos, foi esculpida para a extinta capela fundada pelos migrantes...

Juventude de Terra Vermelha mostra resultado das oficinas ofertadas no CRJ

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, realiza, nesta quarta-feira (31), a V Mostra Cultural com o tema “Nosso Direitos”. Os objetivos são celebrar e promover os direitos conquistados e estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. Na programação, serão realizadas as apresentações das dez oficinas promovidas no espaço, além do lançamento do documentário “Juventude Viva”, produzido e filmado no território em que está o CRJ.
A mostra terá início às 17 horas e contará com apresentações das oficinas de violão, dança do ventre, capoeira, vogue, canto, além da turma do futebol, skate e da juventude que participa da horta comunitária (Mãos na Terra), das oficinas de “Cabelin na régua” e “Nóis” de Trança. As oficinas contam com apoio de seis coletivos juvenis da região.
Durante a Mostra, será lançado o documentário “Juventude Viva”, produzido pelo produtor Thiago Souza. O filme foi realizado no CRJ Terra Vermelha e contou com a participação das juventudes, equipe do CRJ, representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e da instituição responsável pela gestão do CRJ, o Instituto de Desenvolvimento Social Bem Brasil.
Sinopse
O documentário “Juventude Viva” mergulha nas vidas transformadas pelo CRJ Terra Vermelha. O filme destaca a importância dessa iniciativa implementada no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, que, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social Bem Brasil, coordena as atividades.
O documentário ultrapassa a visão de infraestrutura do espaço, ao destacar o sentido do trabalho por meio das falas da juventude que frequenta o espaço, e de articuladores e educadores sociais enquanto equipe técnica do CRJ Terra Vermelha
Os depoimentos dos participantes ilustram o poder acolhedor do projeto e revelam como o equipamento se torna um ambiente potente para esses jovens em busca de oportunidades. O curta é uma representação visual poética do CRJ Terra Vermelha, em que cada frame narra a história de transformação, cultura e esperança que esse espaço singular proporciona à comunidade.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.
Dentro desse programa, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.