― Advertisement ―

spot_img

Real Noroeste treina em Barra de São Francisco visando a série D do Brasileiro

A equipe do Real Noroeste Capixaba Futebol Clube realizou seu primeiro treino no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, localizado no Bairro Campo Novo,...

Jovem de Boa Esperança passa em 1º lugar em Medicina em Universidade Estadual na Bahia

Uma jovem de 19 anos, nascida em Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo, vai viver o sonho de cursar Medicina. Hanna Kelly Turini foi aprovada em 1º lugar de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, no Sul da Bahia. A jovem capixaba ficou no topo da classificação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) das cinco vagas destinadas a candidatos que cursaram todo o ensino médio e o ensino fundamental em escola pública. A reportagem é de Wilson Rodrigues, da Rede Notícia.

Filha da pedagoga Bianca Martins Turini, de 38 anos, e do comerciante Aminadá Maciel Gomes (Netho), de 39, Hanna iniciou sua jornada educacional na educação infantil no antigo Centro de Convivência da Criança, atualmente conhecido como CMEI Vera Lucia Pacanhã Vieira. Posteriormente, ela frequentou a EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral, em Boa Esperança. Depois frequentou a EMEF Doutor Renato Araújo Maia, e a EMEF Veneciano, localizadas em Nova Venécia, onde concluiu o restante do ensino fundamental. A jovem obteve a segunda colocação no curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Nova Venécia, onde estudou e fez monitoria por quatro anos.

“Sempre dedicada, com as melhores notas, ela passava as noites estudando sozinha, através de cursos online, como o Ferretto (plataforma de um professor online), materiais impressos, que sempre dávamos um jeitinho de conseguir e outros. Em meio a toda essa jornada, no ano de 2022, ela perdeu o avô materno, e continuou persistindo bravamente nos estudos, se formando técnica em Edificações nesse mesmo ano, onde também realizou pela primeira vez o Enem. Já no ano de 2023, fomos agraciados com a notícia de que ela havia passado em 1° lugar no curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, através do SISU. Ela permaneceu por 2 meses na universidade, na Capital capixaba, e resolveu voltar para Nova Venécia e estudar por mais um ano, com o apoio total da familia, a fim de realizar o Enem novamente”, contam Aminadá Maciel Gomes (Netho) e Bianca Martins Turini, pais de Hanna, que são divorciados.

Segundo o pai de Hanna, “foram dias difíceis, pois quis Deus também levar a avó materna para junto dele. A cada vez que olhávamos dentro dos olhos dela, todos sabíamos, que de alguma forma ela resistiria a tudo aquilo e conseguiria realizar o seu sonho de cursar Medicina. E lá se passaram mais alguns meses, algumas privações por conta do estudo, foram finais de semana, noites e madrugadas, aqueles vários rascunhos em post-it pelas paredes da casa, de diversos tamanhos e cores (risos). Fora os áudios gravados e ouvidos repetitivamente durante dias”, disse Aminadá, em entrevista ao jornal A Notícia.

“Hanna desde pequena até mesmo nas viagens não esquecia os livros. Me lembro de uma viagem até Porto Seguro (BA), que eu e a mãe indagamos o que ela queria naquele momento. Ela ainda bem nova, com seus 9 ou 10 anos, foi enfática na resposta. ‘Quero ir conhecer a biblioteca, para pegar um livro pra mim ler. Em pleno Porto Seguro’”, lembra Aminadá, pai da jovem Hanna.

Quando estava no 2º ano do Ensino Fundamental, na EMEF Doutor Renato Araújo Maia, em Nova Venécia, em uma tarefa de sala de aula, quando questionada sobre o que ela queria ser quando fosse adulta, Hanna escreveu: “médica”. A família guarda o registro.

Todo o esforço, segundo a mãe da jovem, valeu a pena. Em 31 janeiro de 2024, com a nota do enem, Hanna, conseguiu ser selecionada em 1º lugar de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA). “Foi uma festa, para toda a família, amigos e conhecidos. Foi uma conquista dela, foi por mérito dela! E é claro com a participação de todos que passaram por nossas vidas e deixaram uma sementinha na vida dela, como os queridos professores”, conta, emocionada, Bianca Martins Turini, mãe de Hanna Kelly Turini.

Hanna Kelly Turini, de 19 anos, já consta como matriculada no curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, desde o dia 2 de fevereiro. O início das aulas está prevsito para 4 de março, na cidade baiana.

“Estou muito orgulhosa da filha única que tenho. E sei que Deus tem grandes planos sobre a vida dela. Uma médica na família! Minha futura médica! Dra. Hanna Turini. Vai com tudo! Mamãe estará sempre aqui na torcida por você. Te amo!”, disse Bianca Martins Turini, mãe de Hanna.

“É um sentimento de muita alegria e orgulho, e é claro também um pouquinho de medo, né, pois vemos que o tempo voa. Voa filha! Não só o papai mais toda nossa família estaremos com você do 1° ao último dia dessa nova jornada. Nós te amamos!”, disse Aminadá Maciel Gomes (Netho), pai de Hanna.

Alzeni e Hélio, avós paternos de Hanna, também conversaram com a reportagem de A Notícia. “Não cabe no nosso peito a felicidade que você sempre nos deu (Hanna), ser muito estudiosa, inteligente e obediente. E agora você conseguiu o que você mais queria, pelo seu mérito, ser médica e ainda pela Universidade Estadual, em 1° lugar, isso não é pra qualquer um. Deus continue te abençoando como sempre fez e continuará fazendo creio e confio nele. Parabéns minha primogênita estamos aqui, pode contar conosco”, disseram à neta.