― Advertisement ―

spot_img

IPAJM divulga lista dos beneficiários que devem se recadastrar até o próximo dia 31 de maio para não ter benefício suspenso

O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) divulgou as listas dos aposentados e pensionistas – aniversariantes de janeiro a abril deste ano – que não concluíram o recadastramento de 2024, que conta com duas fases obrigatórias, prova de vida e atualização de dados cadastrais. As relações nominais estão disponíveis no site www.ipajm.es.gov.br, dentro do banner específico do Recadastramento, na página principal. Caso os beneficiários não regularizem a situação até o próximo dia 31 de maio, eles terão o pagamento suspenso a partir de 1º de junho/2024.

No total, três listagens constam no sítio eletrônico do Instituto, são elas, lista dos beneficiários  que não se recadastraram em nenhuma das etapas obrigatórias  (prova de vida e atualização de dados cadastrais); lista dos beneficiários que fizeram apenas a etapa de atualização de dados cadastrais e falta proceder com a prova de vida; e a lista dos beneficiários que fizeram apenas a etapa de prova de vida e falta realizar a atualização de dados cadastrais.

Todas essas informações, bem como a convocação dos beneficiários que ainda estão pendentes com o recadastramento, constam no Edital nº03/2024, publicado nessa segunda-feira (13) no Diário Oficial do Estado. Confira aqui o Edital na íntegra.

“É importante destacar que o Recadastramento é um procedimento que garante a manutenção dos benefícios e sem a finalização das duas etapas o pagamento do benefício será suspenso até que o recadastramento seja feito por completo. Por isso, é necessário ficar atento ao período do recadastramento, e seguir todo o regramento. Este é um procedimento obrigatório e está previsto em lei!”, explicou o coordenador do Recadastramento, Gabriel Duque Zonta.

Períodos

O Recadastramento de 2024 do IPAJM foi dividido em três períodos, conforme mostra a tabela abaixo, e os beneficiários devem se recadastrar no mês de seu aniversário.

 

Etapas do Recadastramento

Prova de Vida  

Para fazer a Prova de Vida, basta comparecer em qualquer agência do Banestes — distribuídas por todo o Espírito Santo —, portando documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista e CPF.

Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais. 

Confira aqui a agência mais próxima de sua residência. 

Atualização Cadastral  

A atualização de dados cadastrais deve ser realizada no site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, dentro do banner do Recadastramento. No conteúdo desse banner, há um ícone vermelho e em destaque intitulado “CLIQUE AQUI. Clicando nesse item, o beneficiário será direcionado à página onde procederá com a atualização cadastral.

Casos específicos 

  • Aposentados e pensionistas que moram fora do Estado do Espírito Santo devem fazer a etapa de prova de vida por meio de formulário específico (clique aqui)
  • O beneficiário incapaz e impossibilitado de se locomover a uma agência do Banestes também procederá com a prova de vida por formulário específico (clique aqui), seguindo as orientações da Portaria do Recadastramento/2024, a de nº 13-R.
  • Os formulários citados, bem como documentação constante na normativa, deverão ser enviados, preferencialmente, via sistema E-Docs (www.acessocidadao.es.gov.br) ou na impossibilidade, entregues na Central de Atendimento do IPAJM, ou ainda, enviados por correspondência. Leia a Portaria nº 13-R, que dispõe sobre as normas e diretrizes do Recadastramento de 2024 e entenda todos esses detalhes.

Serviço:

Recadastramento de 2024 do IPAJM: duas etapas obrigatórias, presencial no Banestes e atualização cadastral, no site do IPAJM;

Aposentados e pensionistas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e do Ministério Público, abrangidos pela Lei Complementar nº 282/2004, e os militares da Reserva, os Reformados e os pensionistas de militares, abrangidos pela Lei Complementar nº 943/2020;

Dúvidas? (27) 3201-3180;

Perguntas e respostas, clique aqui!;

Informações aos beneficiários, por meio do telefone: (27) 3201-3180.