― Advertisement ―

spot_img

Endêmica da região amazônica, malária matou 73 pessoas no país em 2023

Uma doença endêmica que ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A malária é caracterizada por febre, calafrios, tremores, suor excessivo...

IJSN ministra curso para representantes da Defesa Civil

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) ministrou, entre os dias 22 e 28 de maio, um curso de Introdução ao Geoprocessamento voltado aos representantes das Defesas Civis Estadual e de municípios, como Vitória, Cariacica, Afonso Cláudio e Santa Leopoldina.

O curso aconteceu na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), teve uma carga horaria de 16 horas e foi ministrado pelo diretor Setorial de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor. 

“O objetivo foi compartilhar conhecimentos que podem e devem ser aplicados às necessidades das Defesas Civis estadual e municipais, como mapeamento de área de risco, cruzamento de informações, planejamento e desenvolvimento de ações de Defesa Civil no levantamento de áreas impactadas em eventuais desastres naturais”, explica Pablo Jabor.

De acordo com a chefe do Departamento de Prevenção da CEPDEC Major Lorena Sarmento, a capacitação em ferramentas que trabalham com dados geoespaciais é indispensável para as Defesas Civis, já que elas atuam com a identificação, monitoramento e o controle de áreas de risco.

“O Governo do Estado doou drones aos municípios para a realização destes mapeamentos. Logo, para que eles consigam materializar as informações coletadas, é necessário o conhecimento adquirido neste curso. Além de diversos outros empregos possíveis dentro da área de Defesa Civil e a criação de camadas com as informações dos planos de contingência, como abrigos, rotas de fuga, unidades de saúde, entre outros”, destacou Major Lorena Sarmento.