spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Lotofácil 3573 de hoje: confira os números e o resultado do sorteio deste sábado (27/12)

O sorteio da Lotofácil concurso 3573 acontece neste sábado, 27 de dezembro de 2025, a partir das 21h (horário de Brasília). Realizado pela Caixa Econômica...

Iema debate políticas públicas de Educação Ambiental com representantes municipais

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, na manhã desta quinta-feira (06), uma reunião com secretários municipais de Meio Ambiente e Educação, além de representantes dos municípios convocados, para apresentar a oferta do curso de Metodologias Participativas e Políticas Públicas em Educação Ambiental, referente à turma de 2026. Com esta etapa, o Iema visa concluir o ciclo de capacitação dos 78 municípios, com a participação de 13 novos municípios no próximo ano.

Esta iniciativa, que já conta com cinco anos de atuação, é promovida pela Gerência de Educação Ambiental do Iema em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental (LabEA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo do curso é fornecer subsídios técnicos para as equipes municipais na elaboração dos instrumentos necessários à implementação da Política Municipal de Educação Ambiental (EA). Durante a reunião, foram apresentados os requisitos e etapas da formação, que envolverá quatro servidores por município, dois da Secretaria de Meio Ambiente e dois da Secretaria de Educação.

Além da capacitação, cada município será responsável por desenvolver três instrumentos essenciais para a Política Municipal de EA: a criação da Lei Municipal de Educação Ambiental, a constituição da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIMEA) e a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental. Estes instrumentos são fundamentais para garantir que as ações de educação ambiental sejam estruturadas e implementadas de forma eficaz nos municípios.

A gerente de Educação Ambiental do Iema, Lohaine Jardim, ressaltou a importância dessa fase do processo: “O nosso objetivo é que, a partir dessa fase, as cidades possam dar os primeiros passos para implementar suas próprias políticas, fortalecendo as ações de educação ambiental em nível municipal. A metodologia utilizada pelo Iema em parceria com a LabEA, torna a formação uma experiência nacional a ser replicada”, afirmou.

“Destaco também que o engajamento dos servidores nesta fase de capacitação e em relação às políticas de EA, contribuem para o sucesso posterior e o fortalecimento do desenvolvimento dos instrumentos”, disse Lohaine Jardim.

Em 2026, os municípios que participarão do curso são: Afonso Cláudio, Aracruz, Cariacica, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Itarana, João Neiva, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã.

spot_img
spot_img
spot_img