Para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, um evento será realizado em Vitória, neste sábado, dia 17, com a presença de grupos culturais de Nova Venécia, entre eles, o Coral Italiano Augusto Zaché, o Grupo de Dança Bambini di Tutti Colore, As Soberanas (rainhas e princesas da Cappitella 2023) e membros da Afecape / Cappitella. A participação tem apoio da prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação terá início na Praça do Papa, às 6h, com evento é gratuito e dentre as novidades estão um cortejo marítimo e um coral de 100 vozes, que terá a participação do Coral Italiano Augusto Zaché.
O evento é uma realização da Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com a colaboração de diferentes entidades e terá um cortejo marítimo, que será uma encenação da viagem feita pelos imigrantes na chegada ao Estado em 1874, e será realizado por algumas pessoas escolhidas pela organização.
Haverá ainda uma caminhada dos imigrantes até a Catedral Metropolitana, além do início da Tavolata e o tradicional Tombo da Polenta de Alfredo Chaves.
Durante a celebração, os descendentes se vestirão como seus antepassados, embarcarão num navio semelhante ao La Sofia pela Praça do Papa, participarão de um cortejo marítimo com vários barcos e desembarcarão no Porto de Vitória, no Centro.
A programação também contará com a caminhada de todas as famílias até a Catedral Metropolitana de Vitória, aonde será realizada uma Missa, as 10h. Um monumento comemorativo também será inaugurado na Praça João Clímaco, na Cidade Alta.
O evento contará com a presença de bandas, grupos de dança e grupos folclóricos espalhados pela região, para fazer uma festa com a alegria e animação típicas do povo italiano.
Corais como o Sol da Manhã, Companhia Musical Alegro e o Coral Folclórico do Circolo Trentino di Santa Teresa marcarão presença, mostrando o melhor das músicas típicas italianas.
Programação
Quando: sábado (17)
Local: Praça do Papa, em Vitória
6h às 7h – Recepção das comitivas
7h às 7h30 – Concentração – Início do cortejo para o embarque dos imigrantes
8h – Chamada para o embarque dos imigrantes
8h30 – Partida do Navio – Cortejo Marítimo
9h – Desembarque dos Imigrantes no Porto de Vitória
9h30 – Caminhada dos imigrantes para a Catedral Metropolitana (subida pela escadaria Bárbara Lindenberg – Palácio Anchieta)
10h – Missa Polifônica Italiana – Coro das 100 vozes com a participação do Coral Italiano Augusto Zaché/Nova Venécia
12h – Início dos festejos e das atrações culturais