― Advertisement ―

spot_img

Barra de São Francisco aumentou em 172% os atendimentos de saúde especializada

O município de Barra de São Francisco prestou, nos últimos quatro anos, 227.708 atendimentos de saúde especializada e exames de média e alta complexidade...

Governo do ES anuncia concurso com 1026 vagas para o Iases; saiba mais

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) vai abrir concurso público com 1.026 vagas. O anúncio foi feito nesta terça-feira(6), pelo governador Renato Casagrande (PSB), em suas redes sociais, e pelo diretor-geral da autarquia, Fábio Modesto Filho.

Ao todo serão 850 para agente socioeducativo e 176 para diversas áreas técnicas. Os candidatos vão precisar ter os níveis médio e superior, respectivamente.

Para os profissionais com nível superior, haverá vagas para formados em nutrição (3), serviço social (35), direito (50), psicologia (40), pedagogia (38) e terapia ocupacional (10).

O concurso mais recente para o cargo de agente socioeducativo ocorreu em 2023, oferecendo 400 vagas, além da criação de um cadastro de reserva. Naquela ocasião, o processo seletivo foi conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap).

A remuneração para este cargo é de R$ 3.167,04, com um adicional de R$ 300 para auxílio-alimentação. O concurso incluiu uma prova objetiva e uma prova de redação. As avaliações abrangeram questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos.

O que é o Iases?

Com o passar do tempo, a forma de gestão da medida socioeducativa no Espírito Santo foi sofrendo alterações, mas a prática que hoje é a realidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) teve início em 1967. Trata-se de uma autarquia com personalidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Lei Complementar nº 830 de 06 de julho de 2016, e mantida pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O órgão é o responsável por fazer a gestão e execução das medidas socioeducativas ao adolescente em conflito com a Lei no Estado por meio dos programas de atendimento em meio fechado, semiliberdade e meio aberto.

Na prática da sua atividade, o Instituto segue as diretrizes do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para a aplicação das medidas e prevê ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte.

Atualmente, o Iases conta com 13 unidades no Espírito Santo, contemplando as regiões Norte, Sul e Metropolitana.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Renato Casagrande (@casagrande_es)

Governo do ES anuncia concurso com 1026 vagas para o Iases; saiba mais