A ginasta Geovanna Santos, contemplada pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), já começou a preparação de um novo ciclo olímpico, rumo aos Jogos de Los Angeles, em 2028. Desta terça-feira (10) até quinta-feira (12), ela recebe a visita da técnica búlgara de ginástica rítmica Yordanka Zarkova, que, juntamente com sua treinadora, Gizela Batista, inicia a montagem de uma nova série para a próxima temporada.
Os treinos estão acontecendo no Ginásio Jones dos Santos Neves (DED), em Bento Ferreira, Vitória, equipamento administrado pela Sesport. “Muito feliz de ter a presença de uma técnica búlgara aqui. É sempre muito importante a gente se aperfeiçoar e aprender coisas novas. A Bulgária é um país que a gente tem como referência na ginástica rítmica. É um novo ciclo, tudo novo. E meu objetivo é chegar em Los Angeles. Mas ainda temos um longo caminho até lá”, destacou Geovanna Santos.
“Estou aqui convidada pela Geovanna e pela Gizela para contribuir um pouquinho com essa preparação, para que ela consiga chegar na próxima Olimpíada. Além disso, teremos no ano que vem o Mundial no Brasil, em agosto, na cidade do Rio de Janeiro. É a minha segunda vez aqui no Espírito Santo com a Geovanna e a terceira vez com a equipe da Gizela”, comentou Yordanka Zarkova, que atualmente reside na capital fluminense.
Geovanna Santos esteve na Olimpíada de Tóquio, em 2021, com o conjunto da seleção brasileira de ginástica rítmica. Mas, migrando para a disputa da categoria individual, não conseguiu a vaga para os Jogos de Paris, neste ano de 2024. Mesmo assim, ela diz que pretende seguir no mesmo caminho. “É o meu objetivo, ir para a Olimpíada de Los Angeles pelo individual. Mas o futuro a Deus pertence”, disse Geovanna, deixando em aberto outras possibilidades na luta por uma vaga olímpica.
“Mas, para chegar a Los Angeles, temos que entrar nas copas do mundo, disputar o Mundial, medalhar nos campeonatos principais e ficar entre as melhores atletas do mundo, para representar bem o nosso País”, completou a ginasta capixaba.