A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Futura, depois do registro de chapas visando às eleições municipais em Barra de São Francisco, e divulgada no início da noite desta sexta-feira (6) pela Folha Vitória, mostra a consolidação da liderança do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), tendo Wanderson Melgaço como vice na chapa, nas intenções de votos dos eleitores na corrida pela reeleição.
A chapa Enivaldo dos Anjos-Wanderson Melgaço lidera a corrida eleitoral em todos os cenários, deixando a briga entre os outros seis concorrentes para saber quem chega em segundo e com que desempenho eleitoral. O prejeito cresceu 14% em relação à pesquisa na fase pré-campanha, ou, numa outra leitura, aumentou 29% em relação a si mesmo.
Nas menções estimuladas, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Enivaldo tem 62% das intenções de voto, seguido por Gustavo Lacerda (Republicano) com 15,6%; vindo, na sequência, Marcelo Firmino (PSD) com 4,3%.
Moabe Souza (PRD) recebeu 2,2%, enquinto Geam Maforte (DC) e Tavinho (PL) obtiveram 0,5% cada um e Zé Valdeci (PT), apenas 0,2% das citações.
Votos branco ou nulo somaram 1,8% e 12,9% não souberam responder.
VOTOS VÁLIDOS
Depurados os brancos/nulos e os não souberam, a preferência dos eleitores, manifestada na pesquisa da Futura dentro do projeto 100% Cidades, desenvolvido com a Rede Vitória de Comunicação, é de 72% dos votos válidos para o prefeito Enivaldo dos Anjos, que está em seu segundo mandato – o primeiro, foi entre 1989 e 1992.
Essa projeção, considerando o colégio eleitoral de 34.698 eleitores aptos a votar, representaria uma consagração nas urnas de 21.484 votos para Enivaldo dos Anjos. Para se ter uma ideia do que isso representa, o prefeito bateu o recorde de votação na história do município em 2020, quando ganhou o atual mandato, obtendo 15.844 votos, o que, naquela ocasião, representou 69,07% dos votos.
REJEIÇÃO
A pesquisa da Futura levantou também a rejeição dos candidatos com a pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum”. O líder de rejeição foi Gustavo Lacerda (Republicano) com 18,7%, maior do que sua intenção de votos, seguido de perto por Geam Maforte com 18,2%. Zé Valdeci tem 17,9% de rejeição, Marcelo Firmino vem com 16,6%, Moabe com 14,2% e Tavinho 13,9%.
Campeão das intenções de voto, En ivaldo dos Anjos tem a mais baixa rejeição dentre todos os candidatos, com 12,1%.
ESPONTÂNEA
As intenções de voto parecem bem consolidadas em Barra de São Francisco, duas semanas após o início da campanha. Nas menções espontâneas, 58,9% citaram a dupla Enivaldo dos Anjos-Wanderson Melgaço. Gustavo é o segundo com 7,3%, Marcelo tem 1,8%, Moabe com 0,3%, Tavinho 0,2%, Zé Valdeci apens 0,1%. Geam não foi citado.
Nas menções espontâneas, 2,4% responderam ninguém ou branco, enquanto não souberam ou preferiram não responderam 27,3%.
A pesquisa foi realizada dos dias 28 a 30 de agosto, ouviu 400 eleitores foi registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-04874/2024. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que, se fosse feita 100 vezes, em 95 daria o mesmo resultado.
Pesquisa na pré-campanha
Na pré-campanha, ainda em julho, quando eram realizadas as convenções partidárias, a Futura também pesquisou as intenções de voto em Barra de São Francisco. No cenário das menções espontâneas, Enivaldo dos Anjos liderava com 48,6% das intenções de voto. O vice-prefeito e pré-candidato, Gustavo Lacerda (Republicanos), apareceu em segundo lugar com 10,2%, seguido por Marcelo Firmino, com 6,1%.
No cenário da pesquisa estimulada, também divulgada em julho, onde são apresentadas opções de candidatos aos entrevistados, Enivaldo dos Anjos manteve a liderança com 48,4% das intenções de voto. Gustavo Lacerda apareceu em segundo lugar com 17,2%, seguido por Marcelo Firmino (9,8%). Na ocasião, apareceram ainda nomes que não chegaram a confirmar candidatura.