spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Educação: PNE 2024-2034 avança no Congresso com previsão de R$ 280 bilhões para estados e municípios

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o parecer final do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 na última quarta-feira (10)....

Formatura Geral da APM celebra o Dia Nacional do Policial Militar e homenageia Soldado Eli Pereira

Na última sexta-feira (27), a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) realizou a tradicional Formatura Geral, desta vez, alusiva ao Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar, comemorado em 24 de junho, conforme a Lei Federal nº 13.449/2017. O evento destacou a importância daqueles que, todos os dias, atuam com coragem, disciplina e sacrifício, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco para garantir a segurança e a paz social.

Durante a solenidade, foram enaltecidos aqueles que, ao longo da história, representaram os maiores símbolos de dedicação e bravura da profissão. Neste contexto, foi revivida a história de um dos maiores heróis da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES): o Soldado Eli Pereira.

Natural de Colatina, nascido em 1955, o Soldado Eli Pereira ingressou na Polícia Militar aos 20 anos e logo foi transferido para sua cidade natal, onde passou a servir na então 1ª Companhia do 2º Batalhão, hoje o 8º Batalhão de Polícia Militar. Desde cedo, Eli demonstrou um caráter forte, conquistando a confiança da comunidade local e de seus superiores pela forma justa, humana e firme com que desempenhava suas funções.

Porém, foi em 25 de junho de 1978 que o nome de Eli Pereira se consolidou como um símbolo eterno de coragem e heroísmo.  Ao tentar salvar um cidadão que estava sob a mira de um agressor armado, o Soldado Eli foi atingido por um tiro fatal. Mesmo gravemente ferido, ele teve forças para reagir e, com um gesto de abnegação, pediu que seus colegas de farda socorressem primeiramente o jovem que ele tentava proteger.

Para honrar sua memória, a Alameda de Acesso à APM/ES recebeu o nome do Soldado Eli Pereira. Todos os que ingressam na Academia e caminham por essa alameda são, simbolicamente, convocados a seguir o exemplo de coragem, abnegação e humanidade que ele deixou para a história.

Durante a formatura, o reconhecimento e a reverência à memória do Soldado Eli Pereira se tornaram um ponto central da cerimônia. Aqueles que ali estavam, tanto os formandos quanto os presentes, foram convidados a refletir sobre o significado profundo da profissão de policial militar. O sacrifício de Eli, que com coragem enfrentou o risco de sua própria vida para proteger um cidadão, permanece como um farol de inspiração para todos que atuam na segurança pública.

Informações à imprensa

spot_img
spot_img
spot_img