Vinte e seis pessoas foram abordadas conduzindo motocicleta sem habilitação e uma arma de fogo foi apreendida em uma blitz integrada do programa Força pela Vida com foco em motocicletas na manhã desta terça-feira (24), no município de Santa Maria de Jetibá. A operação ‘Cavalo de Aço’ foi realizada pela equipe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e a Oitava Companhia Independente da Polícia Militar.
Durante a blitz, 225 motocicletas e dez automóveis foram abordados e 12 veículos precisaram ser removidos por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que estabelecem essa medida administrativa.
A equipe de fiscalização registrou 115 autos de infrações de trânsito por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Entre as principais infrações autuadas estão: conduzir veículo sem possuir habilitação, permitir que condutor inabilitado conduza o veículo na via, licenciamento atrasado, conduzir veículo com calçado inadequado ou sem equipamento obrigatório ou com ele ineficiente / inoperante. Além das infrações de trânsito, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram lavrados por entrega de veículo a pessoa inabilitada e porte ilegal de arma de fogo.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jederson Lobato, ressaltou a importância de ações de fiscalização com essa temática em especial no interior. “Verificamos que no interior, principalmente onde há zonas rurais, persiste o uso de motocicletas sem os equipamentos de segurança e até sem a habilitação. Essa prática aumenta o risco no trânsito e para o próprio condutor. A fiscalização integrada do Força pela Vida, além de punir aqueles que não estão obedecendo às regras de trânsito, mostra que o Estado, por meio do Detran e da Polícia Militar, está presente e incentiva a regularização desses infratores, assim como um comportamento responsável no trânsito”, disse.
Dados da Operação ‘Cavalo de Aço’ em Santa Maria de Jetibá na terça-feira (24/09)
– 235 veículos abordados
– 115 Autos de infração confeccionados
– 12 veículos removidos
– 02 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por entregar veículo a pessoa inabilitada e porte ilegal de arma de fogo.
Principais infrações:
– Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou ACC: 26
– Permitir que pessoa sem habilitação tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via: 20
– Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado: 17
– Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais: 14
– Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante: 05
– Conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade: 05
Mortes no trânsito
De acordo com dados do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, de janeiro a agosto deste ano, 643 pessoas perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito no Estado. O número é 17,6% maior do que o registrado em 2023, quando 547 pessoas morreram no mesmo período nas vias capixabas.
Das vítimas fatais do trânsito no Estado de janeiro a agosto de 2024, um total de 322 pessoas eram motociclistas, o que corresponde a 50,1% dos óbitos e supera em 21,5% o número de vítimas no mesmo período do ano passado, quando 265 motociclistas morreram em sinistros de trânsito.
Confira os dados do Observatório:
https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_AGO-1.pdf
Semana Nacional de Trânsito
A iniciativa acontece em todo o País, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações para conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
“Força pela Vida”
Criado em 2019, o programa “Força pela Vida” tem o papel de reforçar a fiscalização com foco na proteção à vida das pessoas, de forma contínua e integrada, bem como contribuir, por meio da educação de trânsito, para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.
Compõem o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Detran, Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Polícia Militar do Espírito Santo (PMES); Polícia Civil do Espírito Santo (PCES); Secretaria da Saúde (Sesa); Guardas Municipais; Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES); e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).