― Advertisement ―

spot_img

Pacheco diz que Senado não vai acelerar tramitação da PEC da Anistia

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta sexta-feira (12), na capital paulista, que não irá acelerar na Casa o processo de tramitação da...

Pesquisa apresenta cenário de preços de produtos orgânicos e convencionais no Espírito Santo

Para desmistificar a ideia de que produtos orgânicos são mais caros e, logo, não são acessíveis para toda a população, um projeto de pesquisa, realizado na Região Metropolitana da Grande Vitória, apresenta um levantamento de preços de 25 produtos orgânicos encontrados em feiras da região. A pesquisa compara estes mesmos itens e quantidade, porém de origem convencional, em mercados e supermercados.

O levantamento é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo, a CPorg-ES.

A iniciativa partiu do coordenador de Agroecologia da Seag, Luciano Fasolo. A pesquisa de preços foi realizada em parceria com o Incaper. De acordo com o idealizador, os resultados apontaram que, em 20 itens dos 25 verificados, foram detectados preços menores em feiras orgânicas. No caso dos orgânicos, a diferença chega a 50% mais barato que os convencionais.

“Muitas pessoas deixam de visitar uma feira orgânica por medo dos preços ou por achar que produto orgânico é só para as classes mais favorecidas. O levantamento mostra que o produto orgânico é sim acessível para todos, além de não serem mais caros, os produtos orgânicos têm outros diferenciais como maior tempo de geladeira, ou seja, duram mais, além de serem mais saborosos e saudáveis, haja vista que são produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou qualquer insumo químico, o que é bom para a saúde e para o meio ambiente”, explica o coordenador.

A coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, destaca o papel do consumidor no fortalecimento da cadeia agroecológica. “Adquirindo produtos orgânicos nas feiras, o consumidor escolhe financiar o agricultor familiar, que cuida da terra como seu lar e que será o lar de seus filhos, financia uma produção de alimentos agroecológica que cuida do meio ambiente e, em tempos de preocupação com as mudanças climáticas escolher uma produção agroecológica é também um ato de cidadania”. 

Live no YouTube
O Incaper transmite, nesta terça-feira (28), às 15h, a Live: Produto Orgânico: justo e sustentável – preços dos produtos no Espírito Santo. Onde o tema será amplamente discutido, pelo autor, o coordenador de Agroecologia da Seag, Luciano Fasolo, e Andressa Alves, coordenadora de Agroecologia do Incaper.

Onde encontrar
Lista de feiras orgânicas no Estado: https://incaper.es.gov.br/feiras-organicas-2 

Orgânicos em pauta
Do dia 25 a 31 de maio será realizada a Semana do Alimento Orgânico no Espírito Santo, organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo, a CPorg-ES, em parceria com Seag, Incaper e demais entidades do segmento.

Programação da Semana do Alimento Orgânico
25/05 (sábado) – 06h às 10h
Café da manhã

Abertura da Semana do Alimento Orgânico
Local: Feira de Produtos Orgânicos do Barro Vermelho,
Rua Arlindo Brás do Nascimento – Vitória/ES

28/05 (terça-feira) – 15h
Live: Produto Orgânico: justo e sustentável – preços dos produtos no Espírito Santo.
Onde: Canal do Incaper no YouTube

29/05 (quarta-feira) – 18h
Live: Quem Planta meu Alimento?
Onde: Página no Instagram da CPOrg-ES