― Advertisement ―

spot_img

Após alta de 0,58%, saca de soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19

Após alta de 0,58% no último fechamento, a saca de 60 quilos da soja inicia a quinta-feira (23) custando R$ 134,19, em diferentes regiões do...

Festival Parque Aberto: Grupo Estirpe e Orquestra do Instituto Arte Sem Limites são atrações deste domingo (24)

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebe duas atrações imperdíveis no próximo domingo (24): o Grupo Estirpe, da cidade de Mucurici, com o espetáculo “Contando Histórias do Forró”, e a Orquestra do Instituto Arte Sem Limites (IASL) de Vila Velha, que apresentará um repertório popular variado nacional e internacional. Os portões abrem a partir das 9 horas, com entrada gratuita até o meio-dia.

Ao todo, serão disponibilizados 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (19). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no espaço. Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, a produção no total foi realizada por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, que selecionou propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Clique aqui para conhecer os novos trabalhos em exposição no Parque Cultural Casa do Governador.

Atrações

Grupo Estirpe

Formado na cidade de Mucurici, o Grupo de teatro e dança Estirpe completa 19 anos de carreira com o espetáculo “Contando Histórias do Forró” Com proposta inserida de movimentos modernos, com acrobáticos dinâmicos e passos contemporâneos, o grupo traz histórias reais sobre como foi a passagem dos artistas e como foi a realidade de cada um ao atuar no grupo. As emoções são com os artistas que contam cada detalhe e também o que foi conquistar espaço no decorrer dos anos de existência do grupo.

O projeto Circulação “Contando Histórias do Forró” foi um projeto contemplado pelo Edital 010/2022 – Seleção de projetos de Artes Cênicas no Estado do Espírito Santo. Projeto proposto e criado pelo Grupo de Teatro e Dança Estirpe de Mucurici.

A preparação dos bailarinos foi feita por meio de uma oficina de forró contemporâneo, realizada pelo coreógrafo Fabricio de Jesus, e do laboratório de pesquisa do grupo, que ocorreu no Ponto de Cultura do Estirpe. A cenografia é de chita artesanal, com materiais antigos originais feitos por artesãos da cidade e dos acervos do Grupo. 

Orquestra do Instituto Artes Sem Limites – IASL

O IASL é uma associação civil de caráter beneficente, sem fins lucrativos e que tem atividades de caráter sociocultural e de assistência social há cerca de oito anos, com crianças e adolescentes residentes no município de Vila Velha, atendendo os bairros Jaburuna, Glória, Garoto e localidades próximas. 

A Orquestra IASL é realizada com crianças e adolescentes matriculados na Oficina de Violino da instituição, que também realiza oficinas de violão, bateria, musicalização infantil, teclado, judô, pintura em tecido, crochê, balé, macramê, materiais reciclados, além de reforço escolar nas áreas de Português e Matemática, e, recentemente, a de inglês. No repertório, estão canções populares nacionais e internacionais, passando pelo cantor Roberto Carlos até a banda inglesa Beatles.

Além disso, o IASL trabalha com grupos de apoio, com a participação de estudantes de psicologia, garantindo momentos específicos de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo, aproximadamente, 260 crianças semanalmente no local.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o Parque Cultural Casa do Governador foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o parque tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Serviço:

Festival Parque Aberto 

Atrações: Grupo de Teatro e Dança Estirpe Mucurici e a Orquestra do Instituto Arte sem Limites (IASL)

Quando: 24/03 (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla

Regras do parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda;
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.