Importante polo de disseminação de práticas agrícolas sustentáveis, a Unidade de Referência em Agroecologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem expandido sua influência para além do Espírito Santo, ajudando a levar conhecimento e inovação para outros estados. Neste mês, a unidade localizada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, recebeu a visita de estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro.
A atividade proporcionou aos jovens uma imersão em técnicas agroecológicas que unem produtividade e conservação ambiental. Eles tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as plantas de cobertura, usadas na agricultura para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Também conhecidas como adubo verde, essas plantas são um dos pilares do sistema de plantio direto (SPD), uma prática sustentável que promove a conservação do solo, reduz a erosão e mitiga impactos ambientais da atividade agrícola.
Os alunos foram apresentados a diversas espécies de plantas de cobertura, incluindo aquelas amplamente cultivadas no Brasil, como crotalária juncea, crotalária ochroleuca, mucuna cinza, feijão-de-porco e feijão-guandu, além de espécies menos conhecidas, como feijão espada, jacatupé e crotalária grahamiana, que ainda carecem de estudos científicos mais aprofundados.
Os estudantes ainda participaram de uma demonstração prática sobre a produção de composto fermentado do tipo bokashi, um adubo orgânico que melhora a fertilidade do solo e a nutrição das plantas. O bokashi foi preparado com matérias-primas derivadas de podas, resíduos de agroindústrias e microrganismos coletados na área experimental do Incaper, reforçando a importância da reciclagem de nutrientes e da utilização de insumos locais.
As atividades foram conduzidas por uma equipe multidisciplinar do Incaper, composta por Jhonatan Marins Goulart (pesquisador em agroecologia), Rosenilda de Souza (pesquisadora em melhoramento genético), Patrick Alves de Oliveira (pesquisador em olericultura) e João Gabriel Rangel Gomes (técnico em desenvolvimento rural).
Para o professor de Agricultura do IFF, Antonio Alonso Cecon Novo, que supervisionou a visita dos alunos, o principal objetivo da atividade foi proporcionar um aprendizado prático e enriquecedor. “Buscamos conectar os estudantes com novas experiências que adotam práticas de cultivo sustentável, como rotação de culturas, uso de compostagem, controle biológico de pragas e preservação dos solos. Além disso, a visita permitiu que eles conhecessem inovações tecnológicas e equipamentos que facilitam a implementação de práticas agroecológicas. Essa troca de ideias com técnicos e pesquisadores é valiosa para o crescimento pessoal e profissional dos nossos estudantes”, destacou.
“Com essa iniciativa, promovemos a agroecologia como modelo de produção viável, contribuindo para a formação de futuros profissionais mais conscientes e preparados para atuar em sistemas agrícolas sustentáveis”, frisou o pesquisador Jhonatan Marins.
Agendamento de visitas
A Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper está de portas abertas para receber grupos interessados em conhecer as práticas sustentáveis desenvolvidas no local. Visitas devem ser agendadas por e-mail, pelos endereços jhonatan.goulart@incaper.es.gov.br e cpdiserrano@incaper.es.gov.br. A Fazenda Experimental Mendes da Fonseca está localizada na BR 262, km 94, em Domingos Martins (Fazenda do Estado).