― Advertisement ―

spot_img

Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, na sexta-feira (14), o Guia Consular dos Torcedores Brasileiros para a Copa América de Futebol 2024. A...

Estado propõe criação de Subsecretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesse domingo (19), a criação de uma Subsecretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência, no âmbito da Administração Pública Estadual. A divulgação ocorreu durante o encerramento da 2ª etapa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo. O evento, realizado no município de Aracruz, teve a participação de representantes de mais de 25 municípios capixabas. 

“Somente um estado organizado permite que a gente possa avançar em políticas públicas para quem mais necessita. Quando reassumimos o governo, em 2019, criamos uma gerência específica para as pessoas com deficiência. Hoje estamos dando mais um passo com a decisão de criar uma Subsecretaria de Estado. Vamos encaminhar o projeto ainda essa semana à Assembleia Legislativa. É muito bom olhar que ano a ano vamos avançando”, disse o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou a importância da Conferência, considerando que as propostas apresentadas possibilitam a efetiva inclusão das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade.

“Este é um momento muito valioso quando podemos trazer esta notícia que atende a reivindicação dessa população tão importante. Em 2019, avançamos criando a Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência. A partir daí, desenvolvemos a Central de Intermediação em Libras, apresentamos o Levantamento de Dados Socioeconômicos e agora essa política tão importante será ampliada e fortalecida com a criação de uma Subsecretaria de Estado”, afirmou Nara Borgo.

Durante o evento, realizado entre os dias 17 e 19 de maio, no Sesc Praia Formosa, os participantes discutiram eixos temáticos e formataram propostas que serão apresentadas pelos delegados capixabas na conferência nacional que acontece em julho. O Estado contará com 12 delegados, escolhidos na primeira etapa da conferência estadual.

A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONDEF). O tema da edição foi “Cenário atual e futuro da implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

BME promove o 2º Coesp