― Advertisement ―

spot_img

Soja: produtores já podem se preparar para semeadura

Os agricultores que seguem as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) — estudo que identifica regiões e épocas de menor risco climático para...

Espírito Santo tem novas unidades de referência em cafés especiais

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oficializou nesta quarta-feira (13) a implantação de novas unidades de referência vinculadas ao Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes). Localizadas nos municípios de Muqui, Irupi, São José do Calçado e Alto Rio Novo, as unidades foram instituídas por meio de Instrução de Serviço assinada pelo diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, durante a abertura do Seminário Inovação e Tecnologia de Cafés, em Alto Rio Novo.

O documento também atualiza as atribuições do Cecafes, situado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante, e da unidade de referência de Linhares, instalada no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Norte. Cerca de R$ 900 mil foram investidos na estruturação das unidades de referência, que contam com modernos equipamentos para realização de torra dos grãos e análise sensorial da bebida.

As unidades contam com equipes qualificadas que vão oferecer aos cafeicultores gratuitamente o serviço de análise sensorial de amostras de cafés e capacitação para processamento dos grãos e preparo da bebida com foco na produção de cafés de alta qualidade. Além disso, darão suporte aos municípios das regiões em que estão inseridas para realização de concursos de cafés especiais, feiras e eventos.

“A criação de unidades de referência em regiões estratégicas do Estado amplia o alcance das atividades do Cecafes, regionalizando as ações desenvolvidas para promover a qualidade e a competitividade dos cafés do Espírito Santo. Buscamos a excelência na produção de cafés especiais, para que o nosso Estado se consolide como referência nessa área”, destacou Franco Fiorot, acrescentado que o Incaper está trabalhando para abertura de novas unidades em outras regiões.

O coordenador do Cecafes, Douglas Gonzaga, destaca que a nova instrução de serviço estabelece uma estrutura organizacional e diretrizes claras para orientar as atividades realizadas pelas unidades.

“Com essa iniciativa, o Incaper reafirma seu compromisso com uma abordagem abrangente, que combina pesquisa, extensão e parcerias para desenvolver e aprimorar a produção capixaba de cafés especiais. Atuando de forma regional, estaremos ainda mais perto dos produtores, ajudando a melhorar a qualidade e a agregar valor aos cafés que produzem”, enfatizou.

O coordenador orienta que, para ter acesso aos serviços do Cecafes e das unidades de referência, é importante que os produtores busquem primeiro os escritórios locais do Incaper nos municípios.

“Os escritórios ajudam a encaminhar as amostras para análise e repassam os resultados da avaliação. A partir disso, os extensionistas dos escritórios também podem orientar o produtor em algum processo de colheita e pós-colheita que pode ser ajustado para melhorar a qualidade do café dele”, explica Gonzaga.

Localização do Cecafes e das unidades de referência

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (coordenador Douglas Gonzaga de Sousa)
Endereço: Fazenda Experimental do Incaper – BR 262, km110 – Viçosinha – São João de Viçosa (cx postal 40) – Venda Nova do Imigrante/ ES.
Telefone: 27998565696
E-mail: cecafes@incaper.es.gov.br

Unidade de referência de Linhares (coordenador José Altino Machado Filho)
Endereço: BR 101N, km 151 – Linhares/ ES (Cx postal 62).
Telefone: (27) 3371-1210
E-mail: cpdinorte@incaper.es.gov.br

Unidade de referência de Muqui  (coordenador Tassio da Silva de Souza)
Endereço: Rodovia Muqui x Cachoeiro, BR 393, KM 3, Pratinha
Telefone: 28 35541358
E-mail: muqui@incaper.es.gov.br

Unidade de referência de Alto Rio Novo (coordenador Rodrigo Fernandes de Oliveira)
Endereço: Rua Paulo Martins, n° 67 – Centro – Alto Rio Novo/ ES.
Telefone: (27) 3746-1233
E-mail: altorionovo@incaper.es.gov.br

Unidade de referência de Irupi (coordenador Ediézio Vimercate de Carvalho)
Endereço: Rua José Graciano Ribeiro, 101, Centro
Telefone: (28) 3548-1457
E-mail: irupi@incaper.es.gov.br

Unidade de referência de São José do Calçado (coordenadora Patrícia Morais da Matta Campbell)
Endereço: Parque de Exposição Divineia, Sala 4, Centro
Telefone: 28 3556-1124
E-mail: sjosecalcado@incaper.es.gov.br

Seminário em Alto Rio Novo segue nesta quinta (14)

O 1º Seminário de Inovação e Tecnologia de Cafés de Alto Rio Novo está sendo realizado no Sítio Roda D’água, em Córrego Água Limpa. O objetivo é apresentar tecnologias inovadoras para a cafeicultura, desde o cultivo até a colheita, processamento e qualidade da bebida.

O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Alto Rio Novo, o escritório local do Incaper, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Patronal, Câmara Municipal e a Associação Alto-Rio-novense de Cafés Especiais.  Nesta quarta, o seminário foi aberto com um painel sobre o tema “Sustentabilidade na cafeicultura”, que contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, e de representantes do Incaper e outras instituições.

A programação – que pode ser conferida aqui – segue nesta quinta-feira (14) e tem como destaque um dia de campo no Sítio Três Marias, propriedade do cafeicultor Wagner Gomes, vencedor do Coffee of The Year 2023 na categoria Conilon.