Em 2024, pelo menos 71% das empresas pretendem gastar mais com softwares quando comparado com o ano anterior, segundo levantamento produzido pelo Capterra. Entre as principais categorias de softwares implementadas nos 12 meses anteriores à pesquisa, o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês) foi respondido por 59% dos entrevistados.
Um sistema de CRM é utilizado para gerenciar as interações da empresa com os clientes, reunindo e organizando os dados de áreas como marketing, atendimento e vendas. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, ele facilita o acompanhamento da jornada de compra e possibilita uma visualização clara do funil de vendas.
De acordo com o site de vagas e recrutamento Glassdoor, o salário base médio de um especialista de CRM varia entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, sendo R$ 10 mil a média salarial mensal. A Serasa explica que o trabalho dos analistas e dos coordenadores do setor é fundamental para que os benefícios do software sejam evidentes e alcançáveis.
O profissional é responsável por mapear processos, desenvolver estratégias de relacionamento e garantir a implementação eficiente das ferramentas de CRM. Ao combinar o gerenciamento humano e a tecnologia, as empresas podem atender os clientes de maneira personalizada e explorar o mercado de forma estratégica.
Com ferramentas de CRM, a organização consegue ainda dispensar tarefas manuais e simplificar o trabalho das suas equipes, organizando contas, contratos e informações detalhadas de cada lead em tempo real, conforme aponta a Serasa. Dessa forma, é possível antecipar e analisar as necessidades e as dores dos clientes.
Além disso, esses sistemas têm a capacidade de reunir e estruturar um vasto volume de informações, eliminando dificuldades, erros ou atrasos. A implementação HubSpot, por exemplo, une automação de processos, criação de dashboards e relatórios, gestão de dados, entre outros serviços, em uma só plataforma.
Empresas que não adotam softwares de CRM e contam apenas com o trabalho manual podem ter dificuldade em administrar tantas informações, correndo risco de perderem prazos, dados ou acordos. Isso pode comprometer o processo de vendas e a experiência de compra do cliente, assim como a sua fidelização e o fluxo de caixa.
Qual a formação necessária para atuar como especialista em CRM?
Segundo a plataforma educacional voltada para o mercado de trabalho, Voitto, a formação acadêmica de um analista de CRM pode incluir diferentes graduações, como Marketing, Estatística, Administração, Tecnologia da Informação (TI) ou áreas afins.
Também é recomendável que esses profissionais busquem cursos de especialização e certificações em CRM, assim como cursos de gestão de dados que abordam técnicas de análise e o emprego de ferramentas como Excel, Tableau e SQL.
Além disso, é interessante que o especialista desenvolva habilidades de comunicação eficiente, tenha uma visão abrangente do mercado, um bom raciocínio lógico e capacidade de trabalhar em equipe.
Como os profissionais podem se destacar na área?
Tanto para quem está passando por um processo de recrutamento para o cargo de CRM, quanto para quem já está nele e quer aumentar suas qualificações, a Serasa indica que, para se destacar, o profissional deve estar sempre atualizado sobre as últimas tendências do setor.
Sendo assim, é importante acompanhar canais onde estão ativas as empresas que falam sobre CRM, como redes sociais, grupos, fóruns e blogs relacionados ao tema, assim como comparecer a eventos e assistir a transmissões ao vivo, se atualizando ao máximo sobre a área.
Também é necessário desenvolver as habilidades técnicas, se familiarizando com as ferramentas e recursos de plataformas de CRM. A Serasa indica começar pelas funcionalidades mais básicas e, ao longo do tempo, ir aprimorando as habilidades relacionadas à análise de dados, integração de sistemas, personalização de soluções e automação de processos.
Para facilitar a adaptação e torná-la mais intuitiva, a recomendação é reservar um tempo diariamente para estudar, procurando cursos e treinamentos que complementem o aprendizado e ofereçam novas percepções.