― Advertisement ―

spot_img

Farinhas, massas e fórmulas especiais terão tributo zero com reforma

Foram incluídas na lista de alimentos da cesta básica da reforma tributária que ficarão isentos do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) as farinhas...

Equipe capixaba de robótica está entre as cinco melhores do mundo

Uma competição internacional em que robôs autônomos foram o centro das atenções reuniu dois mil jovens de 45 países na Holanda. A equipe Titãs da Robótica formada por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para a participação no evento científico e conquistou o 5º lugar na categoria Rescue Line (estudantes do Ensino Médio), além de vencerem o prêmio de robô mais inovador da competição.

Os capixabas concorreram com 32 equipes na Robocup – Eindhoven 2024. Sob a orientação do professor do Ifes Júlio Cesar Goldner Vendramini e a coordenação do professor Renan Osório Rios, o grupo foi responsável pelo projeto de um robô autônomo que “enxerga” e é chamado de “Ligeirinho”. Usando um sistema de visão computacional, o robô é capaz de tirar foto do ambiente, identificar objetos e ir ao encontro deles. O projeto foi inscrito na 2ª Chamada do Edital da Fapes de nº 01/2023 – Participação em Eventos Técnico-Científicos que seleciona propostas para participação em eventos locais, nacionais e internacionais de curta duração e de caráter técnico-científico, como, exemplo: congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas e outros eventos similares.

Segundo o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, a Fundação tem a missão de estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes capixabas e também despertar o interesse nos jovens pela área da ciência, tecnologia e inovação. “A Fapes tem a missão de estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes capixabas e também de despertar o interesse nos jovens pela área da ciência, tecnologia e inovação. Para isso, publicamos editais que viabilizam a participação da comunidade acadêmica em eventos que possam promover a atualização de conhecimentos, contribuir para inserção dos trabalhos desenvolvidos pelos capixabas nos cenários nacional e internacional, além de dar visibilidade ao talento capixaba em ciência, tecnologia e inovação. O edital de participação em eventos é um de tantos outros editais da Fapes que promovem essa missão. É muito gratificante para nós da Fundação acompanhar de perto mais uma conquista, dessa vez obtida pela equipe de robótica Titãs do Ifes. A presença desses jovens neste evento na Holanda contribui para a divulgação internacional do que é produzido nas instituições do nosso Estado. E mais, os capixabas competiram em pé de igualdade com as principais equipes do mundo. Parabéns, Titãs!”.

De acordo com representantes da equipe, os Titãs da Robótica já acumulam outras premiações. Em 2023, a equipe foi campeã na Olimpíada Brasileira de Robótica Estadual do Espírito Santo e foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica. A equipe é formada por três estudantes e orientada pelo professor, Júlio Cesar Vendramini.

A competição Robocup 2024

Durante a Robocup 2024, a seletiva simulou um ambiente de desastre natural, no qual existiam vítimas e um robô autônomo precisaria andar no ambiente, encontrá-las e colocá-las numa área de resgate. A cada rodada o ambiente foi modificado e, portanto, as provas eram de alta complexidade. O robô que fizesse o percurso no tempo de oito minutos com o menor número de erros ganhava a competição.

O coordenador do projeto, professor Renan Osório, explicou que o apoio da Fapes para a participação da equipe na competição foi importante em função dos altos custos com a inscrição, passagens, transporte local e alimentação da delegação durante a viagem à Europa. “Para participar da competição trouxemos dois robôs e compramos equipamentos para dar suporte ao projeto, além de peças sobressalentes caso fosse necessário trocar ou consertar algo com defeito. Essa foi uma experiência que exigiu dedicação e comprometimento da equipe. Trocamos experiências com equipes de outros países, conhecemos novas tecnologias educacionais e vamos compartilhar tudo o que aprendemos com outras equipes do Ifes”, informou Osório.

O coordenador também disse que há outra equipe de robótica na instituição: “temos um grupo que foi campeão estadual e é formado por meninas que estudam no Ifes. Elas agora terão acesso às informações que adquirimos na competição internacional.”

A Robocup 2024 tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tecnologia de robôs acessível e confiável para a melhoria da sociedade. Já realizou edições em Nagoya – Japão, Sydney – Austrália e Bangkok – Tailândia.

spot_img