― Advertisement ―

spot_img

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

As pessoas interessadas em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem ficar atentas. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre 15 e 26 de abril. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 também precisa justificar a ausência nesse período. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do governo do Distrito Federal Alessandro Araújo explica que o Enem é uma das formas de ingressar na educação superior no Brasil.

“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais”, informa.

O professor ainda destaca que os estudantes de escolas públicas podem obter bolsas  de estudos integrais ou parciais em universidade privada, por meio do programa Universidade para Todos, o ProUni.

Como pedir isenção da taxa de inscrição

Os interessados deverão pedir a isenção pela internet no portal do Inep<\/a>, na aba ‘Página do Participante’, com o Login Único do Gov.br.

Segundo o MEC, o Inep prevê a isenção de taxas para aqueles que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; 
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; 
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.  

O resultado das solicitações de isenção da taxa e justificativa de ausência serão divulgados no dia 13 de maio.

Leia mais:

Pé-de-Meia: confira o calendário de pagamento do Incentivo-Matrícula<\/a>

Nova proposta do ensino médio preocupa professores e especialistas na área da educação<\/a>

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

spot_img