― Advertisement ―

spot_img

Escola Wilson Ferreira conquista bom desempenho no resultado do Paebes de 2023 29 de fevereiro de 2024

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Ferreira, localizada na sede do Distrito de Santo Antônio, obteve um grande desempenho nos resultados da prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) de 2023.

A prova do Paebes foi aplicada no final de novembro de 2023 e o resultado foi acima do apresentado pela escola em 2021 e 2022. Nesses anos anteriores, a EMEF Wilson Ferreira obteve 267 pontos de proficiência média em 2021 e 224 pontos em 2022. Já em 2023, a escola alcançou 303 pontos de proficiência média. Um salto de 79 pontos a mais que o ano anterior.

A diretora da Escola Wilson Ferreira, Joana Darc Montovanelli descreveu como a escola alcançou o destaque na avaliação do Paebes 2023. “O foco da Escola é o nosso aluno. O trabalho realizado na escola faz toda diferença para que a cada ano possamos melhorar os nossos índices. Aqui acompanhamos de perto o trabalho que está sendo desenvolvido nas salas de aula pelos discentes, fazemos análises comparativa de dados constantemente, verificamos se estão sendo trabalhada as habilidades que são disponibilizadas para que o aluno desenvolva as competências necessárias e que o aprendizado do aluno seja consolidado com êxito. A gestão da Escola acompanha de perto o trabalho de todos na escola, e isso fortalece a escola nos objetivos que sempre queremos alcançar. É um processo onde há muito cobrança, mas temos sempre a certeza que atingiremos nosso alvo que são esses resultados brilhantes, onde o foco é o aprendizado do nosso aluno”, explicou Montovanelli.

Premiação no programa Escola que Colabora

A EMEF Wilson Ferreira também se destacou no programa “Escola que Colabora” do Governo do Estado. Em 2023 a escola foi premiada em R$ 70 mil, conquistando a 47ª posição no prêmio e se comprometeu em ajudar o corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vargem Alegre, que recebeu R$ 50 mil em melhorar seus índices no programa. O prêmio subsidia um modelo institucional de aprendizagem institucional e colaborativa, com foco na disseminação de boas práticas de gestão pedagógica entre as unidades de ensino públicas do Estado.

Ele é concedido às 50 escolas públicas que tenham os melhores resultados de aprendizagem, expressas pelos Índices de Resultado da Escola (IRE) e é calculado a partir dos dados de proficiência do Programa de Avaliação da Educação Básica (Paebes).

Bons Resultados em Toda Rede

Segundo a secretária de educação do município, Delma do Carmo Ker e Aguiar, o Paebes é a avaliação escolar mais importante do estado do Espírito Santo. Nele é avaliado a proficiência, a capacidade dos alunos de aprendizado adequado para o ano em que eles estão. “No nosso município todas as escolas, em sua grande maioria, cresceram na pontuação. Tiveram resultados muito bons em língua portuguesa, produção de texto e matemática. Nós tivemos um avanço muito bom e temos slides que podem mostrar isso em termos de rede no geral. Então teve escolas que tiveram um salto gigantesco nessas qualidades”, afirmou Delma.

As turmas das escolas municipais que participaram das avaliações foram as dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos de todas as escolas da rede de ensino francisquense, com destaque para os 2ºs anos que deram um grande salto nos seus índices dentro da avaliação do Paebes 2023.

Abaixo, as pontuações médias gerais, preliminares da rede municipal de ensino, de cada série nos dois últimos anos.

2º ano do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa escrita – Proficiência Média de 2022: 637 pontos, Proficiência Média de 2023: 680 pontos.  Um salto de 43 pontos;

Língua Portuguesa escrita e leitura – Proficiência Média de 2022: 638 pontos, Proficiência Média de 2023: 682 pontos. Um salto de 44 pontos;

Leitura – Proficiência Média de 2022: 641 pontos, Proficiência Média de 2023: 690 pontos. Um salto de 49 pontos;

Matemática – Proficiência Média de 2022: 544 pontos, Proficiência Média de 2023: 577 pontos. Um salto de 33 pontos.

5º ano do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa – Proficiência Média de 2022: 215 pontos, Proficiência Média de 2023: 231 pontos. Um salto de 16 pontos;

Matemática – Proficiência Média de 2022: 229 pontos, Proficiência Média de 2023: 241 pontos. Um salto de 12 pontos.

9º ano do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa – Proficiência Média de 2022: 251 pontos, Proficiência Média de 2023: 262 pontos. Um salto de 11 pontos;

Matemática – Proficiência Média de 2022: 263 pontos, Proficiência Média de 2023: 279 pontos. Um salto de 16 pontos;

Ciências da Natureza – Proficiência Média de 2022: 251 pontos, Proficiência Média de 2023: 254 pontos. Um salto de 3 pontos.

 

De acordo com a secretária municipal de educação a modalidade da aplicação da avaliação mudou e as notas do Paebes também serve para o Estado definir o quantitativo da destinação do ICMS para os municípios, que servirá para investimentos em toda a estrutura social e econômica do município.

Sobre o Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) foi criado, originalmente, no ano 2000, no entanto, a partir de 2009 ganha o formato e periodicidade atual. Seu objetivo é avaliar a qualidade da educação básica da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal e privada.

O Paebes tem aplicação censitária e é realizado anualmente ao final de cada etapa. No 2º ano do Ensino Fundamental os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa em Escrita e Leitura, e Matemática; No 5º ano do Ensino Fundamental os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa e Matemática; no 9º ano do Ensino Fundamental, avalia-se anualmente os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências.

Os resultados do Paebes são descritos e organizados em escalas de proficiência estruturadas em níveis, de modo crescente, os quais descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido.

A partir dos resultados do Paebes as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas objetivando a melhoria da qualidade da educação pública estadual.

O resultado da Escola Municipal Wilson Ferreira no ano de 2023, foi destaque no Município de Barra de São Francisco.