― Advertisement ―

spot_img

Carreata de São Cristóvão é acompanhada por grande número de fiéis em Nova Venécia

Aconteceu no último sábado (20), a tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão, com saída em frente à comunidade Ascensão. O evento é realizado para...

Em menos de dois meses, Programa Pet Vida se destaca no cuidado e bem-estar animal

Com menos de dois meses de funcionamento em Barra de São Francisco, o Programa Estadual Pet Vida, executado em parceria com a prefeitura, tem se destacado no cuidado e bem-estar animal.

Desde que foi lançado no município francisquense, já foram realizados 30 procedimentos de castração em cães e gatos e 3 procedimentos de urgência e emergência de animais que foram resgatados de vias públicas, tiveram cuidados veterinários e foram adotados.

Em mensagem enviada via aplicativo de mensagem, a veterinária Luana R. Muniz, responsável pelo programa, comemorou o sucesso do trabalho realizado.

 “O projeto mostra o comprometimento do município e toda equipe envolvida em prover não somente controle de zoonose e bem-estar animal, mas também com uma atuação direta de natureza social, facilitando a adoção desses animais que estão em vias públicas em riscos de óbito terem uma nova chance.”, disse Luana.

O Programa Pet Vida

Criado pelo Governo do Estado em agosto de 2023, foi aderido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e tem como meta realizar castrações, vacinas antivirais, dentre alguns procedimentos veterinários de forma gratuita, demonstrando o compromisso do município com a causa animal e a responsabilidade social.

 O programa atende proprietários de cães e gatos que não possuem condições de custear a castração de seus animais e pessoas que queiram adotar cães e gatos abandonados na rua. Para participar, o proprietário desses animais precisa obedecer aos seguintes requisitos:

– Possuir cadastro atualizado no CADÚNICO, que é o registro de famílias de baixa renda, que pode ser solicitado na Sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no Bairro Nova, após a Delegacia Regional de Polícia Civil;

– Preencher formulário de cadastro de animais dependentes fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente;

– Apresentar documentos pessoais do proprietário do animal de estimação;

– Os critérios para a elegibilidade serão baseados em renda familiar e no número de animais de estimação que possuem.

O cadastro para participar do programa deve ser realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua João Batista Celestino, nº 226, no Bairro Irmãos Fernandes. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.