As eleições municiais de 2024 já estão definidas em algumas das capitais da região Nordeste do país. Em Salvador (BA), por exemplo, o executivo local vai estar sob o comando de Bruno Reis (União Brasil), eleito com 78% votos válidos – um total de cerca de 1 milhão de votos. Já Kleber Rosa (PSOL) terminou o pleito com 10% dos votos, um pouco acima de Geraldo Júnior (MDB).
Já em Recife (PE), quem somou mais apoiadores foi João Campos (PSB), reeleito com 78% dos votos válidos. Ele desbancou candidatos como Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL), que obtiveram 13% e 3% dos votos válidos, respectivamente.
Na capital sergipana, Aracaju, as eleições serão definidas em segundo turno. Emilia Correa (PL), com cerca de 41% dos votos válidos, e Luiz Roberto (PDT), com 23%, vão disputar no dia 27 de outubro.
Em Fortaleza (CE), os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) vão disputar o segundo turno das eleições. Fernandes terminou a eleição deste domingo (6) com mais de 40% dos votos válidos, mais de 534 mil votos. Já o petista, com cerca de 34% dos votos válidos, contou com o apoio de mais de 466 mil eleitores.
Em Natal (RN), dois candidatos também voltam às urnas no dia 27 deste mês. São eles: Paulinho Freire (União), que somou mais de 170 mil votos (44%); e Natália Bonavides, com cerca de 110 mil votos (28%).
Entre os eleitores maranhenses de São Luís, a escolha foi por Eduardo Braide (PSD), que permanece no comando do Executivo local após ser reeleito com mais de 70% dos votos válidos – aproximadamente 398 mil. Ele desbancou o candidato do PSB, Duarte, que obteve cerca de 22% dos votos, ou seja, por volta de 128 mil.
Em Teresina (PI), o candidato eleito foi Silvio Mendes (União Brasil). Após conseguir mais de 52% dos votos válidos, ele superou seu adversário nas urnas, Fábio Novo (PT), que teve 43% dos votos.
Na capital da Paraíba, João Pessoa, haverá segundo turno. Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) é quem vão para a disputa final. Lucena teve a maioria dos votos no primeiro turno, 49%. Já Queiroga fechou com 21%.
Em Maceió (AL) foi eleito o candidato JHC (PL), com 83% dos votos válidos. Já Rafael Brito (MDB) conseguiu o apoio de apenas 12% dos eleitores.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil