― Advertisement ―

spot_img

Censo 2022: IBGE divulga tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos na Casa Brasil IBGE

Editoria: IBGE | Breno Siqueira O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 6, os dados referentes ao “Censo Demográfico...

EDP lança programa de financiamento internacional para projetos sociais de transição energética justa

 

A EDP está com inscrições abertas para o Hope Fund, um novo programa de financiamento e incubação destinado a projetos sociais que contribuam para uma transição energética justa. Com duração de três anos, o Hope Fund procura organizações com soluções inovadoras que abordem questões sociais no contexto da transição energética para serem implementadas em Portugal, Espanha e países da América Latina.

A iniciativa oferece apoio financeiro, bem como um programa de incubação e aceleração para ajudar os empreendedores a desenvolverem estratégias de expansão para as suas soluções de impacto social. Mentores com conhecimento especializado trabalharão posteriormente com os selecionados para ajudar a avançar com os seus projetos. Os candidatos terão a oportunidade de receber até 500 mil euros de financiamento.

A EDP tem dois parceiros para esta iniciativa: a Ashoka, uma organização global especializada em identificar e apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que fornece ferramentas, recursos e mentoria para empreendedores nas fases iniciais de crescimento. Em linha com o compromisso global da EDP de promover uma transição energética justa e inclusiva, o Hope Fund visa promover, apoiar e ajudar a escalar projetos inovadores que abordem questões críticas em diferentes comunidades.

“Estamos entusiasmados em lançar esta iniciativa, totalmente alinhada com a missão da EDP de apoiar empreendedores sociais que estão contribuindo para mudar o mundo. Acreditamos que, ao apoiar projetos inovadores e sustentáveis, traz um impacto positivo e relevante nas  comunidades e em questões mais críticas que a sociedade enfrenta hoje, como a inclusão energética e a transição justa”, comentou Vera Pinto Pereira, membro do conselho executivo da EDP.

As organizações interessadas em se candidatarem ao fundo podem acessar a plataforma Bridge for Billions, neste link, até 31 de agosto. Os candidatos devem ter solução em uma ou mais das seguintes ações:

  • Dar acesso à energia limpa, confiável, segura e acessível a comunidades em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoas desfavorecidas.
  • Fornecer eficiência energética para comunidades em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoas desfavorecidas.
  • Promover a formação e requalificação para as indústrias de transição energética com modelos de taxas acessíveis.
  • Fomentar a preservação e restauração de florestas e biodiversidade com impacto social positivo, especialmente em áreas vulneráveis.

Os projetos serão avaliados e escolhidos com base na sua inovação, impacto, escalabilidade e sustentabilidade.

Por meio deste apoio, a EDP e os seus parceiros estão comprometidos em capacitar empreendedores, promover soluções a longo prazo para desafios sociais e ambientais e fomentar parcerias e colaborações entre diferentes setores com o objetivo de maximizar o impacto.

O Hope Fund faz parte do EDP Y.E.S. – You Empower Society, a estratégia global de impacto social da empresa, que envolve um investimento de 300 milhões de euros até 2030 para apoiar mais de 500 projetos de responsabilidade social em várias localidades. Esta iniciativa está alinhada com o objetivo da EDP de alcançar 100% de energia verde até 2030 e emissões líquidas zero até 2040.

Sobre a EDP South America

O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Dólar: moeda custa R$ 4,97