Neste sábado (14), o Ministério da Saúde realiza o Dia D de Mobilização contra a Dengue. A iniciativa é nacional e une governo federal, estados, municípios e a população com vistas ao controle da doença. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas básicas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti – principal transmissor da doença.
Ao longo do dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias visitarão residências em todo o país. Eles estarão uniformizados e devidamente identificados.
Cenário epidemiológico
Segundo dados do Boletim InfoDengue, até a Semana Epidemiológica 49 (de 1 a 7/12/2024), houve aumento contínuo nos casos prováveis de dengue e chikungunya, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, com registros em menor escala na região Centro-Oeste. O Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná foram os estados com maiores incidências de dengue.
Prevenção
A prevenção da doença visa a eliminação dos criadouros do mosquito e a proteção contra picadas. Entre as medidas eficazes estão:
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
- Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
- Limpar calhas para evitar acúmulo de água;
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, em especial, durante o dia;
- Instalar telas em janelas e portas.
Investimento
Segundo a pasta da Saúde, o MS destinou R$ 1,5 bilhão para o controle da dengue no ciclo 2024/2025, o que representa um aumento de 50% em relação ao período anterior.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil