― PUBLICIDADE ―

Projeto aumenta pena para desvios para desvio de recursos públicos em educação, saúde e seguridade social

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei (PL) 1.038/2024, que aumenta as penas para...

Defesa Civil Alerta: Envio demonstração para 36 cidades no RS destaca avanço no sistema de alerta precoce

Como forma de garantir sucesso no início oficial das operações do Defesa Civil Alerta nos estados do Sul e do Sudeste, marcado para de 4 de dezembro, foi realizado um alerta demonstração para 36 municípios do Rio Grande do Sul, neste sábado (30). Do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, uma equipe coordenada pelo coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, fez o monitoramento dos testes. Neste domingo, o alerta demonstração do Defesa Civil Alerta será feito em Belo Horizonte (MG), a primeira capital a receber o teste.

“Até o momento, todos os resultados foram positivos, todas as tecnologias envolvidas no processo funcionaram plenamente. Agora, a gente passa a fazer as avaliações devidas para que, no dia 4 de dezembro, a ferramenta esteja expandida para todos os municípios, tanto da região Sul quanto da região Sudeste”, explicou o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad.

Tiago Schnorr esclarece a diferença desse tipo de aviso para os alertas que estão vigentes hoje: “Essa tecnologia é utilizada apenas para casos muito extremos, onde há uma confiabilidade quando há um risco iminente à vida das pessoas daquela região. Para os outros casos, os mecanismos de alerta que estão vigentes hoje, como SMS, os alertas via TV por assinatura ou via aplicativos de mensagens, permanecem ativos. É importante que as pessoas se cadastrem para esses avisos”, ressaltou.

Em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações (MCom) e operadoras de telefonia, a Defesa Civil Nacional enviou o alerta demonstração para as cidades gaúchas de Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.

As pessoas que estavam nas 36 cidades gaúchas receberam em seus celulares a seguinte mensagem: “DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”

A coordenadora do Projeto Cell Brodcast, da Anatel, Patrícia Coutinho, lembrou da necessidade da população estar bem informada sobre como proceder nos casos de eventos extremos. “É muito importante que a população já saiba o que deve fazer: buscar as fontes seguras, saber o que vai receber no celular e como proceder, quais as rotas de fuga, por exemplo. Essa mensagem é uma orientação, mas é fundamental que as pessoas se atualizem tanto no site do Defesa Civil Alerta quanto junto a Anatel”, recomendou Patrícia.

O morador de Montenegro, uma das cidades que receberam o alerta, há 60 km de Porto Alegre, Eduardo Becker da Rosa, de 29 anos, estava em um mercado no momento em que entrou a mensagem no celular. “Acho que a região, aqui, realmente precisa, tanto pelos temporais quanto pelas enchentes. Foi possível ver que teve algumas reações nas pessoas que estavam no mercado no momento do alerta, foi bem interessante”, comentou. O locutor que trabalhava no mercado no momento do alerta, Anderson Valadão, de 48 anos, achou a iniciativa importante. “O que achei bacana é que, enquanto não mexer no celular, o alerta não sai da tela”, observou.

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

Projeto-piloto

Em agosto deste ano com a presença do ministro a Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros<\/a> durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Um mês após o início do projeto-piloto, a população das 11 cidades aprovou o novo sistema<\/a> de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

Fonte. MIDR

Alerta foi enviado e monitorado do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Foto: Yasmin Fonseca/MIDR
Alerta foi enviado e monitorado do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Foto: Yasmin Fonseca/MIDR

spot_img
spot_img
spot_img