― PUBLICIDADE ―

Novo presidente do Senado fala com Lula… e com Bolsonaro

Assim que foi declarado vitorioso, Alcolumbre pegou o telefone estendido pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e falou com o presidente...

Davi Alcolumbre é eleito com 73 dos 81 votos no Senado

O senador Davi Alcolumbre, do Amapá, acaba de ser eleito para suceder a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência do Senado. A sessão para eleger a nova Mesa Diretora começou às 10 horas e a contagem começou às 15h05.

Agora, no meio da tarde, os senadores foram chamados, por ordem de Estados (são três por Esstado) para votar. Abertas as urnas, só dava Alcolumbre. Em seis minutos, o senador já havia alcançado os 41 votos necessários para ser eleito em primeiro turno.

Dos 81 votos, Alcolumbre teve 73 votos.

Das cinco candidaturas postas, Soraya Thronicke e Marcos do Val, ambos do Podemos, retiraram seus nomes. Ficaram apenas Marcos Ponte (PL-SP) e Eduardo Girão.

Alcolumbre já presidiu a Casa Alta entre 2019 e 2020. Agora, chega com o apoio do PT e da oposição.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) deve comandar a comissão de Direitos Humanos do Senado, enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve chefiar o colegiado dedicado à Segurança Pública.

Esse foi o acordo fechado pelos partidos na divisão de postos de comando do Senado. Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) participou da costura dessa negociação.

Câmara também terá eleição neste sábado

Assim como o Senado, a Câmara dos Deputados elege hoje sua nova Mesa: presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes — para mandato até fevereiro de 2027.

Até o momento, três deputados formalizaram candidatura à Presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A eleição está agendada para as 16h no Plenário Ulysses Guimarães.(Da Redação com Agência Senado)

spot_img
spot_img
spot_img