― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

CRJ São Torquato inaugura LabPoca

O Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPocas) do Centro de Referência da Juventude (CRJ) São Torquato, em Vila Velha, foi inaugurado nesta terça-feira (06). Atendendo à demanda das juventudes que frequentam o CRJ, o laboratório desenvolverá atividades audiovisuais, fotografia, podcast e produção musical.  

A inauguração contou com lançamento do documentário “Cantos de Quebrada”, oficina de Dj e produção musical, gravação do 1º PodComunidades, além de corte de cabelo e sobrancelha.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou da inauguração e destacou que os LabPocas são espaços de desenvolvimento da economia criativa e atende ao interesse das juventudes atendidas em cada território. “Estes espaços são criados e contribuem no desenvolvimento de projetos diversos de comunicação, fotografia, música, gastronomia, colaborando para formação e geração de renda de nossa juventude.”

O Governo do Estado tem parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e desenvolve o projeto “Metodologia de Redes de Economia Criativa de Base Comunitária”, que prevê o acompanhamento de professores e alunos da instituição na implantação ou execução dos Lab Pocas, dando suporte de conhecimento às equipes do CRJ para garantir que os espaços funcionem plenamente, transformando as comunidades.

 

LabPocas

Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) são espaços reservados nos Centros de Referência da Juventude (CRJs) para implantação de atividades de economia criativa com o objetivo de dar opções de geração renda aos jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual, ou outros temas de acordo com a vocação da região.

Para participar dos Lab Pocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e ser morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Cada um dos 14 CRJs do Governo do Estado tem pelo menos um laboratório de economia criativa e pode ser utilizado de forma gratuita. O objetivo desse espaço é gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir das juventudes que moram na região.

 

Programa Estado Presente

Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.