― Advertisement ―

spot_img

Comissão aprova projeto que abre novo prazo para recadastramento de armas de uso permitido ou restrito

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que abre prazo para o recadastramento, junto à Polícia Federal e...

Comdevit: gestores dialogam sobre mobilidade e desenvolvimento econômico

Foto: Stéphany Fritz/SEG

Na segunda reunião anual do Conselho Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit) realizada nesta quarta-feira (20), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico foram temas do debate entre gestores do Governo do Estado e dos municípios que compõem a Região Metropolitana.

Durante a reunião, presidida pela secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falou sobre investimentos importantes que o Governo do Estado já entregou e vem realizando na Região Metropolitana da Grande Vitória, na área da mobilidade, com obras e melhorias do sistema Transcol.

“Além da renovação da frota do Transcol e do início da operação do Aquaviário, tivemos ações associadas ao uso de tecnologias para melhorar o serviço oferecido aos passageiros. As obras que realizamos no Portal do Príncipe, Complexo Viário de Carapina, ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida não trouxeram apenas melhorias para o tráfego dos veículos. Foram iniciativas que integraram a comunidade e fomentaram também o desenvolvimento urbano e social”, disse Damasceno, ao acrescentar que a equipe da Semobi já está trabalhando nos próximos projetos de mobilidade que atenderão à demanda da população da região.

As secretárias municipais de Vila Velha, Adriana Peixotto; Viana, Gabriela de Souza; e Cariacica, Luciana Gomes, destacaram a importância de implantação de ciclovias que favoreçam a interligação dos municípios, do ponto de vista metropolitano. Já a necessidade de investimentos no turismo, também em âmbito metropolitano, foi um ponto abordado pelo secretário municipal de Guarapari, Edgar Behle.

Desenvolvimento

A subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Chaves, da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), abordou aspectos ligados às ações de desenvolvimento econômico, com ênfase na necessidade de os municípios diversificarem sua matriz econômica com mais inovação e competitividade. “Para atrair e manter empresas, incentivos tributários já foram a grande isca, mas é necessário mais para uma empresa se instalar e permanecer no Estado. E, para isso, os municípios também precisam de políticas públicas que reúnam eficiência e inovação, pensando na diversificação de suas matrizes econômicas”, argumentou ela.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, apontou “recordes históricos de investimentos públicos e de atração de investimentos”, de parte do Governo do Estado e, ao abordar cenários econômicos. Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou a elaboração do Plano ES500 anos, o planejamento de longo prazo que visa a definir uma visão de futuro para o Espírito Santo, tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da Colonização do Solo Espírito-santense.  

A titular da SEG, Maria Emanuela Alves Pedroso, salientou a importância do diálogo produtivo que o Comdevit propicia entre as gestões estadual e municipal, visando ao desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória, que é composta pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão. Ela também destacou a liderança do governador Renato Casagrande nas ações de investimento do Governo do Estado, que contemplam todas as regiões capixabas, muitas em parceria com gestões municipais.

Da reunião, participaram também o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, os subsecretários da Sedurb, Sérgio Rabello e Carlos Guimarães, que destacou investimentos do Governo em saneamento nos municípios. Também estiveram presentes o coordenador da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), Jamil Nascimento Júnior; o representante da Secretaria de Direitos Humanos, subsecretário de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Renan Cadais, e Clemir Meneghel, secretária-executiva do Comdevit.

 

Comdevit

Criado em 2005, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana. 

É composto por representantes do Governo do Estado, todos os prefeitos da RMGV e representantes da sociedade civil. Atualmente, a presidência do Conselho vem sendo exercida pela titular da Secretaria do Governo (SEG), tendo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) como órgão de Apoio Técnico e Secretaria-Executiva.