A Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) completa, nesta sexta-feira (13), três anos de operação, consolidando-se como um importante avanço tecnológico e logístico na segurança pública do Estado. Desde sua criação, em 13 de setembro de 2021, a Central vem possibilitando o recebimento remoto de ocorrências, garantindo celeridade nos procedimentos e otimizando o trabalho dos policiais civis.
Coordenada pelo delegado de polícia Félix Meira de Carvalho Júnior, a Central de Teleflagrante, localizada na Chefatura de Polícia, em Vitória, está equipada com tecnologia de videoconferência que permite que delegados e escrivães realizem plantões remotos. Desde seu início, a central atendeu, de forma remota, as delegacias regionais de Aracruz e Guarapari, permitindo plantões 24 horas nessas regiões.
“O teleflagrante faz parte da evolução tecnológica solicitada pelo governador do Estado, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, afirmou o delegado-geral da PCES, José Darcy Santos Arruda.
“Inovamos nas relações de depoimentos de investigados, testemunhas e policiais. Um flagrante que, de forma artesanal, levava quase três horas para ser confeccionado, hoje é feito em apenas 45 minutos. Obtivemos um custo-benefício em termos de tempo, pessoal e financeiro, com uma economia na ordem de quase 30 milhões de reais ao ano, sem comprometer a eficiência dos resultados. A tecnologia está a serviço da resolutividade nas investigações da Polícia Civil”, complementou Arruda.
Balanço dos três anos de atividades:
Entre 13 de setembro de 2021 e 13 de junho de 2024, foram realizados 102.946 procedimentos, com a produção de 772.396 peças processuais. Abaixo, alguns números que destacam a relevância da Central de Teleflagrante:
Procedimentos Avulsos (PA): 57.977
Inquéritos Policiais (IP): 28.646
Termos Circunstanciados (TC): 5.305
Medidas Cautelares (MC): 4.924
Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC): 4.816
Autos de Infração de Adolescente Infrator (AIAI): 964
Petição Infracional (PI): 305
Investigação Sumária (IS): 04
Principais tipos de documentos processuais gerados:
Auto de Qualificação e Interrogatório: 48.993
Termos de Declaração (Testemunhas): 46.852
Termos de Declaração (Condutor): 46.375
Autos de Apreensão: 37.076
Notas de Culpa: 33.247
Capa Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD): 31.120
Encaminhamentos ao Departamento Médico Legal: 28.363
Relatório Final Flagrante: 27.890
Encaminhamentos ao presídio: 26.842
Termos de Declaração de Vítimas: 26.046
Mapeamento dos Procedimentos Realizados em 2023
Um ano após a inauguração, a Central de Teleflagrante da Polícia Civil do Espírito Santo já apresentava números expressivos de atendimentos, com a instauração de 6.029 Autos de Prisão em Flagrante (APFDs), 5.619 inquéritos finalizados, 6.346 procedimentos sem autuação, além de 1.004 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), 183 Autos de Autuação de Adolescente Infrator (AAAIs) e 1.035 Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BOCs).
Em 2023, destacaram-se os seguintes números:
Auto de Prisão em Flagrante Delito: 12.042
Auto de Autuação de Adolescente Infrator (AAAI): 443
Boletim de Ocorrência Circunstanciado: 1.981
Termo Circunstanciado de Ocorrência: 2.286
Mandados de Prisão e de Internação: 4.267
Procedimentos Diversos: 7.114
Segundo o coordenador da Central de Teleflagrante, delegado Félix Meira de Carvalho Júnior, a Central de Teleflagrante tem sido um marco na modernização dos procedimentos. “O uso da tecnologia não apenas agilizou o atendimento e a formalização dos autos de prisão em flagrante, mas também permitiu a uniformização dos procedimentos. Isso resultou em uma significativa melhoria na prestação de serviços e na eficiência da instauração de inquéritos, apresentando grandes melhorias, com maior número de atendimentos. Nossa Central já virou uma referência e temos recebido comitivas de Polícias Civis de outros estados para conhecer nosso trabalho, com intuito de implementar Unidades de flagrante remoto”, salientou.